Antes de mais nada, Jim Rathmann é um ex-piloto de automóveis americano que atuou nas 500 milhas de Indianápolis sendo uma das estrelas da equipe da Watson. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1950, no Indianápolis 500, pela Watson. Na ocasião, terminou na 24ª posição.

O COMEÇO DA CARREIRA

Jim Rathmann nasceu em Alhambra, Califórnia. Ele e seu irmão mais velho trocaram nomes notavelmente quando eram adolescentes. Aos 16 anos, com o nome de “Dick Rathmann“, ele queria começar a correr.

Para participar das corridas, ele pegou emprestado a identidade de seu irmão mais velho e assumiu a identidade de “Jim Rathmann“. A mudança de nome permaneceu por toda a vida nos círculos públicos.

Rathmann participou de três corridas NASCAR Strictly Stock / Grand National de 1949 a 1951, competindo em uma corrida em cada um desses anos. Ele estreou em 1949 em Langhorne. Assim, largou em 13º na corrida e caiu para 32º no final da corrida. Em 1950, correu no prestigioso Daytona Beach Road Course.

Como resultado, largou em 17º neste evento e finalizou em 12º melhor. Em sua corrida final, em 1951, Rathmann começou com o 9º melhor lugar da carreira em Detroit e concluiu  em 52º nesta corrida.

A EXPERIÊNCIA EM INDIANÁPOLIS

Sua estreia aconteceu em 1950, pela Watson. Naquela corrida, terminou em 24º colocado. Em 1960,  teve o seu primeiro êxito. Largou na primeira linha. Correu na frente durante toda corrida. A partir do meio do caminho, Rathmann e seu companheiro piloto Rodger Ward travaram um duelo ponta a ponta pela primeira vez.

O desgaste dos pneus tornou-se um problema à medida que a corrida avançava e Rathmann foi capaz de manter suas rodas frescas por tempo suficiente para ultrapassar Ward até o final. A corrida apresentou as mudanças de liderança mais registradas na história da “Indy 500”.

Em resumo, Jim participou de 10 corridas do Campeonato Mundial. Dessa maneira, venceu uma, fez duas voltas mais rápidas e terminou no pódio 4 vezes. Ele acumulou um total de 29 pontos no campeonato. Este total é o maior número de pontos do Campeonato Mundial ganhos por um piloto nas 500 milhas de Indianápolis.

CURIOSIDADES SOBRE JIM RATHMANN

Após deixar as pistas, Rathmann foi dono de uma concessionária Chevrolet Cadillac em Melbourne, Flórida, onde fez amizade com os astronautas Alan Shepard , Gus Grissom e Gordon Cooper.

A saber, o ex-piloto convenceu o presidente da GM, Ed Cole, a estabelecer um programa que fornecia a cada astronauta um par de carros novos a cada ano. Nesse sentido, a maioria escolheu um carro de família para suas esposas e um Corvette para eles. 

Alan Bean relembra Corvetas alinhadas no estacionamento do lado de fora dos escritórios dos astronautas no Centro Espacial Johnson em Houston, e corridas amigáveis ​​entre Shepard e Grissom ao longo das estradas de praia da Flórida. 

Por fim, depois de se aposentar do negócio de automóveis, Rathmann morou com sua esposa, Mary Kay, em Indialantic, Flórida, onde faleceu em 2011 em decorrência de uma convulsão.

Foto destaque: Reprodução/ Indiatimes