Antes de mais nada, Jean Alesi é um ex-piloto de automóveis francês que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1989, no GP da França, pela Tyrrell. Na ocasião, ele terminou na 4ª colocação.

A CARREIRA DE JEAN ALESI

Jean Alesi nasceu em Avinhão, França. Ele começou sua carreira com uma paixão pelos rallies, deu entrada nos monolugares ao volante de um carro do campeonato Frances de Renault 5.

Em 1988 ganhou o campeonato francês de Formula 3. Teve na sua carreira na Formula 1 passagens pelas equipas TyrrellBenettonSauberJordan e principalmente na Ferrari onde foi muito popular entre os Tifosi.

A ÚNICA VITÓRIA NA FÓRMULA 1

Alesi era visto como um piloto muito emotivo, que depois da sua performance espetacular em Phoenix de 1990, a sua carreira foi vista pela longevidade do que pelos resultados. Tornou-se o 5º piloto a participar em mais de 200 Grandes Prémios, mas das suas 201 participações ganhou apenas um.

Foi o Grande Prémio do Canadá de 1995, dia em que completou 31 anos. Apesar de ter “pego” a liderança quando Michael Schumacher foi ao box com problemas eléctricos, a vitória foi bem merecida depois de alguns dissabores em excelentes corridas, nomeadamente na Itália em 1994.

CURIOSIDADES SOBRE JEAN ALESI

Depois da carreira na Fórmula 1, Alesi foi muito popular e teve algum sucesso na sua carreira de DTM na equipa oficial da Mercedes, acabando em 5º o campeonato de 2002 com uma vitória. Em 2003 repetiu a dose com 2 vitórias e em 2004 ficou em 7º desta feita não alcançando nenhuma vitória. Retirou-se em 2006 do DTM depois de acabar a época no 9º lugar.

Foto destaque: Reprodução/ Globo Esporte