Antes de mais nada, Jean Alesi é um ex-piloto de automóveis francês que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Sua estreia aconteceu no ano de 1989, no GP da França, pela Tyrrell. Na ocasião, ele terminou na 4ª colocação.
A CARREIRA DE JEAN ALESI
Jean Alesi nasceu na cidade de Avinhão, na França. Começou sua carreira com uma paixão pelos rallies, deu entrada nos monolugares ao volante de um carro do campeonato Frances de Renault 5.
Em 1988, ganhou o campeonato francês de Formula 3. Teve na sua carreira na Formula 1 passagens pelas equipas Tyrrell, Benetton, Sauber, Jordan e principalmente na Ferrari onde foi muito popular entre os Tifosi.
Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A ÚNICA VITÓRIA NA FÓRMULA 1
Alesi era visto como um piloto muito emotivo, que depois da sua performance espetacular em Phoenix de 1990, a sua carreira foi vista pela longevidade do que pelos resultados. Tornou-se o 5º piloto a participar em mais de 200 Grandes Prêmios. Contudo, das suas 201 participações ganhou apenas um.
Foi o Grande Prêmio do Canadá de 1995, dia em que completou 31 anos. Apesar de ter “pego” a liderança quando Michael Schumacher foi ao box com problemas eléctricos, a vitória foi merecida, depois de alguns dissabores em excelentes corridas, principalmente na Itália, em 1994.
CURIOSIDADES SOBRE JEAN ALESI
Depois da carreira na Fórmula 1, Alesi foi muito popular e teve algum sucesso na sua carreira de DTM na equipa oficial da Mercedes, acabando em 5º o campeonato de 2002, com uma única vitória. Em 2003, repetiu a dose com duas vitórias e, em 2004, ficou em 7º, não alcançando nenhum triunfo. Retirou-se em 2006 do DTM depois de acabar a época no 9º lugar.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2023: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Última atualização em: 12/05/2023
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.