Antes de mais nada, Jacques Laffite é um ex-piloto de automóveis francês que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe Williams. Sua estreia aconteceu no ano de 1974, no GP da Alemanha, pela Iso-Marlboro-Ford. Na ocasião, ele não terminou a prova.

O COMEÇO DE CARREIRA NA WILLIAMS

Jacques-Henri Marie Sabin Laffite nasceu em Paris, na França. Ele  estreou na Fórmula 1 em 1974, para a Iso Marlboro, equipe dirigida por Frank Williams. No ano seguinte, competiu no mesmo time, chamada agora Williams, marcando apenas um 2º lugar no Grande Prêmio da Alemanha, disputado em Nürburgring.

A PASSAGEM PELA LIGIER

Em 1976, Jacques Laffite se mudou para a equipe francesa Ligier, conseguindo 20 pontos e um pódio no Grande Prêmio da Itália. Sua primeira vitória foi no GP da Suécia de 1977.

A temporada de 1979 abriu com duas vitórias de Jacques Laffite nos primeiros dois GPs, Argentina e Brasil, colocando o piloto francês pela primeira vez na liderança do campeonato. Contudo, com o abandono em Long Beach, acabou perdendo a posição para o canadense Gilles Villeneuve, da Ferrari

O piloto conseguiu como melhor colocação ao fim do campeonato a 4ª posição nos anos de 1979, 1980 e 1981. Nesse último, com os motores Matra V12, Jacques Laffite chegou à última corrida em Las Vegas disputando o título com o argentino Carlos Reutemann, da Williams, e com Nelson Piquet, da Brabham.

Uma troca de pneus acabou tirando suas chances e o título foi para o brasileiro. Pelo 7º ano seguido continuou no time azul, mas o melhor que conseguiu foi o 3º lugar no GP da Áustria e apenas cinco pontos no total, terminando em 18º. No final da época, decidiu sair da equipe, indo para a Williams, do seu amigo Frank.

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O RETORNO PARA A WILLIAMS

Disputou as temporadas de 1983 e 1984 pela equipe Williams, mas não obteve sucesso. No primeiro ano, a equipe tinha apenas o antigo motor Ford Cosworth aspirado para enfrentar os possantes motores turbo. Apenas na última etapa é que o time conseguiu o desejado Honda Turbo.

No retorno ao time, fez 11 pontos e o 11º lugar na classificação. No ano seguinte, os novos motores japoneses se revelaram muito frágeis para resistir às corridas. Além disso, o primeiro piloto, o finlandês Keke Rosberg, recebia tratamento preferencial da equipe. Com tudo isso, marcou cinco pontos e o 14º no final.

O FIM DE CARREIRA NA LIGIER

Voltou a equipe Ligier em 1985 e, com os potente motores Renault Turbo, obteve três pódios, sendo dois 3ºs lugares nos GPs da Grã-Bretanha e Alemanha e uma 2º posição na Austrália. Assim, terminou com a 9ª colocação na classificação final, com 16 pontos. Mais dois pódios em 1986: Brasil e Estados Unidos.

Naquele ano, Jacques Laffite vinha fazendo uma temporada muito boa, mas sofreu um acidente na largada do Grande Prêmio da Grã-Bretanha e quebrou os dois pés, obrigando-o a parar de correr na Fórmula 1. Logo, teve de encerrar com 14 pontos e o 8º lugar na classificação geral.

CURIOSIDADES DE JACQUES LAFFITE

  • Por fim, Jacques Laffite recuperou-se dos ferimentos e competiu mais tarde em carros de turismo;

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Última atualização em: 07/06/2023