Antes de mais nada, Innes Ireland é um ex-piloto de automóveis britânico que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da Lotus. Sua estreia aconteceu no ano de 1959, no GP da Holanda, pela Lotus. Na ocasião, ele terminou na 9ª colocação.
O COMEÇO DA CARREIRA
Robert McGregor Innes Ireland nasceu Mytholmroyd, West Riding of Yorkshire, na Inglaterra. A princípio, começou a competir com um Riley 9, em 1954. Seu primeiro ano de competições nacionais foi em 1957, quando ele dirigiu uma pequena empresa de engenharia em Surrey.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
O sucesso nas corridas de carros esportivos o fez estrear na Fórmula 1 pela Team Lotus, em 1959. No ano seguinte, venceu três corridas fora do campeonato de Fórmula 1 e terminou em 4º no Campeonato Mundial de Pilotos.
Gravemente ferido no Grande Prêmio de Mônaco de 1961, a Innes Ireland se recuperou para vencer o GP de Solidão e as corridas de Flugplatzrennen, e terminou a temporada com uma vitória no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em Watkins Glen.
Innes Ireland foi demitido no final da temporada, pois o chefe da equipe, Colin Chapman, considerou Jim Clark uma aposta melhor.
Foi incentivado por Bill France, fundador da NASCAR, a participar da Daytona 500 de 1967, uma das últimas corridas de sua carreira, onde o motor V8 de seu Dodge de um ano explodiu do lado de fora das arquibancadas.
CURIOSIDADES SOBRE INNES IRELAND
- Innes Ireland trabalhou como jornalista para a ESPN em várias corridas de F1 no final dos anos 1980;
- Bem como na revista American Road & Track, na revista Autocar e como capitão de traineiras de pesca no Atlântico Norte;
- Além disso, Innes Ireland produziu uma autobiografia clássica, “All Arms and Elbows”;
- Perto do fim da vida, foi eleito presidente do British Racing Drivers Club, cargo que ainda ocupava quando morreu de câncer, em 22 de outubro de 1993, em Reading, Berkshire, na Inglaterra;
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- GP do Canadá de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Última atualização em: 16/05/2024
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.