Nico Hulkenberg, da equipe Haas F1, foi penalizado com uma perda de três posições no grid de largada da corrida deste domingo em Montreal e recebeu um ponto de penalidade, totalizando três nos últimos 12 meses, por infringir as regras durante a sessão de qualificação para o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 de 2023. Com isso, o alemão largará da 5ª posição.

De acordo com o comunicado dos comissários, o carro 27 de Hulkenberg não manteve o tempo mínimo estipulado pela ECU da FIA durante uma bandeira vermelha, violando assim o Artigo 37.6 a) do Regulamento Esportivo da FIA Formula One.

Após revisar várias evidências, incluindo dados de posicionamento/marcação, vídeo, tempo, telemetria, rádio da equipe e vídeos internos dos carros, os comissários determinaram que Hulkenberg, que havia acabado de terminar sua volta mais rápida e havia começado outra volta rápida, estava já 1,5 segundos acima do tempo delta quando a bandeira vermelha foi acionada. O piloto afirmou que isso tornou extremamente difícil para ele ficar abaixo do delta no próximo setor.

Hulkenberg admitiu confusão sobre o sinal sonoro em seu fone de ouvido, pensando em um momento que estava indo muito devagar. No entanto, a comparação da telemetria com o Carro 31 mostrou que ele manteve aproximadamente a mesma velocidade durante o resto da volta, o que os comissários consideraram uma circunstância atenuante.

Hulkenberg é punido e perde a 2ª posição no grid do GP do Canadá
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Apesar disso, os comissários destacaram que a regulamentação é muito clara e, embora não haja indícios de que o piloto agiu perigosamente ou dirigiu de maneira insegura, houve uma violação e, portanto, uma penalidade deve ser imposta. A penalidade normal por não reduzir a velocidade sob bandeiras vermelhas é de 10 posições no grid, mas, em vista da circunstância atenuante, uma penalidade menor foi considerada apropriada.

Os comissários também recomendaram que Hulkenberg se familiarize mais com os aspectos operacionais dos sinais delta. Como sempre, os competidores têm o direito de apelar de certas decisões dos comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.