Antes de mais nada, Heinz-Harald Frentzen é um ex-piloto de automóveis alemão que atuou na Fórmula 1, sendo uma das estrelas da equipe da Williams. Sua estreia aconteceu no ano de 1994, no GP do Brasil, pela Sauber. Na ocasião, ele terminou na 6ª colocação.
O COMEÇO DA CARREIRA
Heinz-Harald Frentzen nasceu em Monchengladbach, na Alemanha. A princípio, começou sua carreira no Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Mercedes Benz, juntamente com o compatriota Michael Schumacher e o austríaco Karl Wendlinger.
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Frentzen chegou à Fórmula 1 três anos depois de Schumacher, que teve melhor sorte sendo campeão em 1994 e 1995. Era apontado como “anti-Schumacher“, o único capaz de desafiá-lo.
Quando se transferiu para a Williams, a pressão de que batesse o seu ex-colega de Mercedes se tornou insuportável. E, apesar dos resultados consistentes, chegou ao fim da temporada como 3º melhor na classificação, herdando o vice com a desqualificação do concorrente.
Suportando a injustiça, persistiu em correr nos anos seguintes com uma Jordan, chegando a disputar o título no seu primeiro ano com Schumacher e diretamente com o finlandês Mika Häkkinen, da McLaren, até a penúltima etapa do campeonato de 1999.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A IDA DE HEINZ-HARALD FRENTZEN PARA A DTM
Em 2004, Heinz-Harald Frentzen passou a disputar a Deutsche Tourenwagen Masters Series alemã, pela equipe Opel. No entanto, seu carro não era um carro competitivo.
Como consequência, foi regularmente ultrapassado não apenas pelos pilotos da Audi e Mercedes, mas também por companheiros de equipe, terminando a temporada em 14º no campeonato. Na temporada de 2005 terminou o ano em 8º, como o melhor colocado na equipe.
Além disso, em 2006, se juntou a Audi, onde acabaria em 3º na primeira corrida da temporada, em Hockenheim. Por fim, terminou a temporada em 7º lugar na classificação final. Mesmo assim, se aposentou após 3 temporadas na DTM, mas retornou à pista na GT Masters.
CURIOSIDADES SOBRE FRENTZEN
Entre outras atividades, Heinz ajuda a irmã no negócio da família, como motorista de carro funerário na Alemanha.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2023: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- Pontuação da Stock Car 2023: entenda o sistema do campeonato
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Última atualização em: 16/05/2024
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.