Antes de mais nada, Heinz-Harald Frentzen é um ex-piloto de automóveis alemão que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Williams. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 1994, no GP do Brasil, pela Sauber. Na ocasião, ele terminou na 6ª colocação.

O COMEÇO DA CARREIRA

Heinz-Harald Frentzen nasceu em Monchengladbach, Alemanha. A princípio, começou sua carreira no Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da Mercedes Benz, juntamente com o compatriota Michael Schumacher e o austríaco Karl Wendlinger.

A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1

Frentzen chegou à Fórmula 1 três anos depois de Schumacher, que teve melhor sorte sendo campeão em 1994 e 1995. Era apontado como “anti-Schumacher“, o único capaz de desafiá-lo.

Quando se transferiu para a Williams, a pressão de que batesse o seu ex-colega de Mercedes se tornou insuportável. E, apesar dos resultados consistentes, chegou ao fim da temporada como 3º melhor na classificação, herdando o vice com a desqualificação do concorrente, foi um grande fracasso.

Suportando a injustiça, persistiu em correr nos anos seguintes com uma Jordan, chegando a disputar o título no seu primeiro ano com Schumacher e diretamente com o finlandês Mika Häkkinen da McLaren até a penúltima etapa do campeonato de 1999.

A IDA DE HEINZ-HARALD FRENTZEN PARA A DTM

Em 2004, Frentzen passou a disputar a Deutsche Tourenwagen Masters Series alemã, pela equipe Opel. No entanto, seu carro não era um carro competitivo. Como consequência, ele foi regularmente ultrapassado ​​não apenas pelos pilotos da Audi e Mercedes, mas também por companheiros de equipe, terminando a temporada em 14º no campeonato.

Na temporada de 2005 terminou o ano em 8º como o melhor colocado na equipe, obtendo como melhor resultado um terceiro lugar na pole position em Brno, na República Tcheca.

Além disso, em 2006 se juntou a Audi, onde acabaria em 3º na primeira corrida da temporada em Hockenheim. Por fim, terminou a temporada em 7º lugar na classificação final. Mesmo assim, se aposentou após 3 temporadas na DTM, mas retornou a pista na GT Masters.

CURIOSIDADES SOBRE FRENTZEN

Entre outras atividades, Heinz ajuda a irmã no negócio da família, como motorista de carro funerário na Alemanha.

Foto destaque: Reprodução/ Famosos