Neste sábado (11), às 11h45 (horário de Brasília), acontece a Corrida 2 da Fórmula 2. Assim, o título fica cada vez mais próximo de ser definido e o palco será o GP de Abu Dhabi, no Circuito de Yas Marina.

O favorito a erguer a taça de campeão é Oscar Piastri, que lidera o campeonato com folga e totaliza 231,5 pontos. O australiano poderia ter sido campeão na última etapa, que ocorreu na Arábia Saudita, mas os pontos distribuídos pela metade após o forte acidente entre Theo Pourchaire e Enzo Fittipaldi, adiou a festa do estreante.

Tudo sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi

Para essa corrida, os carros da Prema tendem a ter vantagem. Como o circuito de Yas Marina não proporciona muitas ultrapassagens, os carros que marcarem a pole devem ficar com as últimas 10 posições na prova inicial, assim largando na frente na Corrida 2. Dessa forma, Piastri segue favorito.

História do Grande Prêmio de Abu Dhabi

O Circuito de Yas Marina entrou para o calendário em 2009. Desde 2014, tornou-se a pista de encerramento da temporada. Coincidentemente, Abu Dhabi chegou na F1 no mesmo ano da criação da Fórmula 2. Atualmente, a pista passou por modificações para ganhar velocidade e novos pontos de ultrapassagem.

As principais mudanças acontecem nas atuais curvas 5 e 9 (antigas 7 e 11 a 14). Dessa forma, a quinta curva não conta mais com a sequência de cotovelos, o que deve criar mais chances de ultrapassagens. Em resumo, a curva 9 segue o mesmo conceito.

Mais detalhes do Grande Prêmio de Abu Dhabi

Percurso 5,281, Total: 306 KM: A pista que anteriormente contava com 55 voltas, passa a ter 58. Além disso, o total de curvas reduziu de 21 para 16. Em suma, a mudança no traçado foi realizada para aumentar a velocidade da pista, que conta com duas zonas de DRS e uma grande reta.

Quem é o líder da Fórmula 2?

Com 213,5, o líder da temporada é o estreante Oscar Piastri, que defende a Prema. Aliás, o piloto foi confirmado no teste de jovens pilotos da Alpine e em 2022 será o piloto reserva da escuderia francesa.

Como funciona a Corrida 2?

A segunda corrida do final de semana tem duração de 30 minutos e conta com grid invertido. Nesse caso, os 10 primeiros colocados da Corrida 1, largam na ordem contrária. O décimo vira pole e assim consecutivamente.

Quem foi o último vencedor da Corrida 2 da Fórmula 2?

Em resumo, no GP da Arábia Saudita, Piastri venceu a Corrida 2 e Viscaal e Shwartzman completaram o pódio em uma corrida marcada por incidentes e punições.

Ainda existe disputa pelo título da Fórmula 2?

Além de Piastri, quem ainda tem chances matemáticas de ser campeão, é Robert Shwartzman. Sendo assim, os companheiros protagonizam uma disputa que tende a ser interessante, mesmo as chances do russo sendo baixas.  51,5 pontos separam os pilotos e outros 65 estão em disputa nesse final de semana.

Guanyu Zhou ainda tem chances de ser campeão do Fórmula?

Em tese, Guanyu Zhou pode ser campeão, mas as chances do piloto da Uni Virtuosi diminuíram bruscamente após o baixo rendimento na etapa anterior.

Imagem destacada: Reprodução/ Fórmula 2