Após apresentar bons resultados e pódios correndo pela Fórmula 2 neste ano, Enzo Fittipaldi passa a ser o mais novo integrante da academia de pilotos ligados as escuderias Red Bull e Alpha Tauri na F-1. Outra mudança na carreira do piloto brasileiro é a sua saída da atual equipe Charouz para competir na Carlin em 2023.
Enzo Fittipaldi agora é integrante no time dos energéticos
O piloto brasileiro Enzo Fittipaldi de 21 anos foi confirmado neste sábado dia (12), como o mais novo integrante na academia da equipe Red Bull que é a atual campeã tanto no mundial de construtores e pilotos com Max Verstappen. A confirmação foi divulgada hoje no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), justamente na semana do Grande Prêmio do Brasil onde a escuderia austríaca está competindo.
O consultor e um dos chefes da equipe, Helmut Marko reuniu com o piloto em conversas e reuniões ainda na corrida da Itália, em Monza no mês de setembro e o acordo então foi firmado.
Anteriormente, Enzo foi integrante de outra academia de pilotos, no caso da rival Ferrari, no qual deixou em 2021.
Além da confirmação que vai trabalhar pela escuderia austríaca na parte dos simuladores e no desenvolvimento em testes com os carros da Alpha Tauri e Red Bull, o piloto vai mudar de equipe na próxima temporada pela Fórmula 2.
Com seis pódios neste ano, mas ainda sem vencer e terá a grande chance na última etapa do encerramento, no circuito de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos em sua primeira participação completa nos dias 19 e 20 de novembro na categoria de acesso antes da Fórmula 1.
Enzo Fittipaldi foi a revelação do ano com bons duelos e proporcionar grandes ultrapassagens contra os adversários mais experientes, com isso chamou a atenção das principais escuderias. No próximo ano ele vai guiar pela equipe Carlin com melhor estrutura e que já havia contado antes com a participação de outro brasileiro, Felipe Nasr nos anos de 2013 e 2014 quando ainda era chamada de GP2 Series.
🇧🇷Estou muito feliz em anunciar que agora faço parte da família RedBull! Muito obrigado Dr. Marko e Christian Horner pela oportunidade.
–
🇺🇸I’m very happy to announce that I will be joining the RedBull Family! Thank you Dr. Helmut Marko and Christian Horner for the opportunity! pic.twitter.com/CqglwfVnWk— Enzo Fittipaldi (@enzofitti) November 12, 2022
Marko disse: “Ele sempre esteve lá na frente mesmo com uma equipe de meio de pelotão. Em 2023, ele estará com Carlin, que é um time de ponta”. O austríaco supervisiona as operações dos times da Red Bull na F1 e é o principal responsável pela academia de jovens pilotos da empresa da Áustria.
“É uma grande honra e um passo muito importante em minha carreira entrar na família Red Bull, que é a atual campeã da F1. Estou pronto para realizarmos um trabalho especial juntos. Estou muito grato por esta oportunidade e queria agradecer a Red Bull, Dr Helmut Marko e Christian Horner pela confiança em mim e no meu trabalho”, diz Enzo Fittipaldi.
Enzo Fittipaldi é irmão do também piloto brasileiro Pietro que atualmente está como reserva na equipe Haas na Fórmula 1.
Os dois jovens fazem parte da família Fittipaldi que é sinônimo de velocidade em si tratando de automobilismo e também serem netos do bicampeão mundial, Emerson Fittipaldi que foi homenageado antes da corrida Sprint da Fórmula 1 em comemoração pelos 50 anos do primeiro título dele e do Brasil na principal categoria de corridas do mundo.
Foto destaque: Reprodução/Enzo Fittipaldi/Dutch Photo Agency
Jornalista profissional, amante dos esportes, natural do Estado de Minas Gerais, além de ter MBA em Jornalismo Esportivo com experiência em canais de Rádio e TV.