A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou o calendário de provas das Fórmula 2 e 3. Ambas as competições já tiveram seus campeões anunciados, sendo na F2 o título máximo ficou com o brasileiro Felipe Drugocivh, da MP Motosports e na F3 o torneio foi para as mãos de Victor Martins, atleta francês.

Divulgado o calendário da Fórmula 2 e 3 em 2023

Acima de tudo, ambas competições tem o mesmo palco de estreia, o circuito de Sahkir, no Barhein. Dentro da Fórmula 2, haverá 14 corridas, tendo como novidade a pista de Melborne, na Austrália. Essa disputa terminará em novembro, com o Grande Prêmio dos Emirados Árabes, na pista de Abu Dhabi.

Por outro lado, a F3 terá dez corridas terminando o torneio no tradicional autódromo de Monza, na Itália, em setembro de 2023. 

“O campeonato de F2 continua a desempenhar um papel enormemente importante em cuidar dos talentos do futuro. Estamos animados para ver a próxima geração de estrelas da F1 tomar as pistas nas 14 etapas da temporada 2023, visitando circuitos queridos pelos fãs e viajando ao célebre circuito de Albert Park, em Melbourne, pela primeira vez. Já  F3, não há dúvidas que em seu quinto ano podemos esperar drama, ação e algumas das batalhas mais animadoras na pista até agora. Tenho certeza que ambas as competições será no mais alto nível do automobilismo com jovens piltos”, disse o CEO da FIA, Stefano Domenicalli.

Até o momento, teremos três brasileiros nessas fórmulas, sendo Enzo Fittipaldi na Fórmula 2, Caio Collet e Gabriel Bortoleto na Fórmula 3. Vale destacar que o formato segue o modelo atual, com duas corridas por etapa. Esses campeonatos são de extrema importância para o automobilismo, visto que gera experiência a vários atletas e distribuí qualidades não só para a Fórmula 1, mas também a Nascar, Fórmula Indy, Endurace, Rallys e até mesmo a Stock Car.

Foto Destaque: Divulgação / FIA