Antes de mais nada, Robert Józef Kubica é um piloto de automóveis polonês que atua como reserva na Fórmula 1 pela equipe da Alfa Romeo. Acima de tudo, sua estreia aconteceu no ano de 2006, no GP da Hungria, pela Sauber. Na ocasião, não terminou a prova.
O COMEÇO DE CARREIRA
Ganhou a Série Mundial pela Renault em 2005. Em 2006, além disso, passou a ser piloto de testes da BMW Sauber. A partir do Grande Prêmio da Hungria, do mesmo ano, passou a ser titular da equipe, nesse sentindo substituindo o campeão mundial Jacques Villeneuve.
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Em 2006, Kubica, a princípio, tornou-se piloto reserva da equipe BMW Sauber passando a substituir o campeão mundial Jacques Villeneuve a partir do Grande Prêmio da Hungria. No mesmo ano, ainda assim, no Grande Prêmio da Itália (sua terceira corrida na categoria), conquistou seu primeiro pódio e primeiros pontos na carreira ao chegar na 3ª colocação, se tornando o primeiro piloto desde Alexander Wurz, em 1997, a subir no pódio durante suas primeiras corridas.
Em 10 de junho de 2007, no entanto, sofreu um gravíssimo acidente durante o Grande Prêmio do Canadá. Todavia, apesar da gravidade do acidente, Kubica saiu quase ileso da batida, ficando apenas com um pequeno traumatismo craniano.
Em 2008, na terceira corrida da temporada, o Grande Prêmio do Barém, Kubica conquistou sua segunda pole position na categoria. Na sétima corrida, o Grande Prêmio do Canadá, disputado na mesma pista onde em 2007 sofreu um violento acidente, conquistou a sua primeira vitória na categoria, batendo o seu companheiro Nick Heidfeld, 2º colocado.
Partindo da segunda posição, Kubica beneficiou-se de um erro de Hamilton que, na primeira parada nos boxes, bateu na traseira de Räikkönen. Assim, Kubica tinha uma parada e era o primeiro na pista, já com uma parada. Depois da parada de Heidfeld, dos restantes pilotos à sua frente, assume o 1º lugar, mantendo-o após a sua segunda parada e, conquistando assim, a sua primeira vitória na Fórmula 1. Curiosamente a sua primeira vitória coincidiu também com a primeira vitória e a primeira dobradinha da BMW Sauber na Fórmula.
A MUDANÇA DE ROBERT KUBICA PARA A RENAULT
Em 7 de outubro de 2009, Kubica foi anunciado como novo piloto da Renault para a temporada de 2010, substituindo o espanhol Fernando Alonso.
Disputando a temporada 2010, após terminar a primeira corrida apenas em décimo primeiro, Kubica surpreendeu a todos conquistando a segunda colocação no Grande Prêmio da Austrália, com um carro considerado problemático. Nas demais etapas do mundial o piloto demonstrou-se consistente, chegando sempre a zona de classificação, inclusive conquistando mais um pódio no Grande Prêmio de Mônaco, dessa vez em 3º lugar. No Grande Prêmio do Canadá o piloto polonês surpreendeu novamente, fazendo a melhor volta da prova. A primeira da carreira, e no Grande Prêmio da Bélgica subiu pela terceira e última vez ao pódio novamente em 3º lugar.
Acidente grave durante evento de Rali
Em 6 de fevereiro de 2011, durante a pré-temporada da Fórmula 1, Kubica participou do rali “Ronde di Andora“, na Itália, pilotando o carro Skoda Fabia. Durante o evento, no entanto, o polonês perdeu o controle de seu carro. Como resultado, colidiu contra a proteção lateral da pista, que atravessou o motor e o cockpit, atingindo o piloto. Kubica sofreu traumatismos múltiplos em seu braço direito, perna e mão. O piloto teve de passar por uma cirurgia que durou sete horas. Depois de dois meses internado e passar por quatro cirurgias, Kubica recebeu alta para continuar o tratamento em casa
Retorno as pistas
Ainda assim, no dia 9 de setembro de 2012, o polonês voltou a competir, vencendo com folga o Ronde di Gomitolo Lana, rali disputado na Itália. Pilotando um Subaru Impreza S12 WRC, ao lado do navegador Giuliano Manfredi, foi campeão da prova com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. O cirurgião pessoal do piloto, entretanto, chegou a colocar em dúvida a recuperação completa do braço direito. Segundo o cirurgião Igor Rosello, “nem mesmo uma boa e longa reabilitação poderia levar à recuperação plena da mobilidade da mão de Kubica“, o que impossibilitaria seu retorno à Fórmula 1, por ser uma categoria que exige uma maior mobilidade.
Curiosidades de Robert Kubica
Antes da rodada final da temporada de 2018, a Williams anunciou, em 22 de novembro de 2018, que Kubica iria competir em tempo integral;
Por fim, nos dias de hoje, Robert é o piloto reserva e de desenvolvimento da equipe da Sauber.
Foto destaque: Reprodução / Motorsport.com
A sensação de poder transmitir uma sentimento à cada leitor é o que me move. Ainda assim, sou somente mais louco que fez da escrita e do esporte a sua vida!