Ralf Schumacher é um ex-piloto de automóveis alemão que atuou na Fórmula 1 pela equipe da Williams. Sua estreia aconteceu no ano de 1997, no GP da Austrália, pela Jordan. Na ocasião, não terminou a prova.

Ralf é irmão de nada mais nada menos que Michael Schumacher, uma das maiores lendas do automobilismo mundial e heptacampeão da F1.

Começo da carreira de Ralf Schumacher

O piloto alemão começou sua carreira no automobilismo aos três anos, na pista de kart de seus pais, em sua cidade natal, Kerpen.

Em 1995, conquistou o 3º lugar no Campeonato Alemão de Fórmula 3 e, no ano seguinte, venceu o Campeonato Japonês de Fórmula Nippon (anteriormente conhecido como Fórmula 3000) com duas vitórias.

Além disso, teve uma passagem pelo JGTC, competindo para o Team Goh (LARK McLaren) com o modelo F1 GTR.

A experiência na Fórmula 1

Ralf Schumacher fez sua estreia na Fórmula 1 em 1997 pela equipe Jordan e já conquistou um lugar no pódio em sua terceira corrida, no Grande Prêmio da Argentina, após retirar de pista seu próprio companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella.

No ano seguinte, continuou na Jordan, ao lado do inglês Damon Hill, e obteve seu melhor resultado com um 2º lugar no GP da Bélgica, uma corrida vencida por Hill, marcando a primeira vitória da equipe e uma dobradinha.

Em 1999, Schumacher se transferiu para a equipe Williams e terminou o campeonato em 6º lugar com o motor Supertec, que era considerado fraco. Apesar disso, destacou-se por ser o único piloto a pontuar para a equipe, já que seu companheiro, o italiano Alessandro Zanardi, também competiu em todas as corridas, mas não conseguiu marcar pontos.

A temporada de 2000 foi vista por muitos como um desapontamento para Schumacher. Com o novo e potente motor BMW, esperava-se que ele competisse para vencer, mas, apesar de apenas quatro falhas mecânicas durante a temporada, ele só conseguiu subir ao pódio três vezes.

Em 2001, Schumacher conquistou três vitórias: nos GPs de San Marino, Canadá e Alemanha. No ano seguinte, venceu o GP da Malásia. Em 2003, ganhou o GP da Europa em Nürburgring e o GP da França, contribuindo para que a Williams, com Juan Pablo Montoya como companheiro de equipe, terminasse em 2º lugar nos campeonatos de construtores de 2002 e 2003.

No entanto, em 2004, Ralf Schumacher sofreu um grave acidente no GP dos Estados Unidos, resultando em contusões e duas pequenas fraturas na coluna cervical. O acidente o afastou das pistas por três meses, durante os quais foi substituído por Marc Gené e Antônio Pizzonia. Schumacher retornou às corridas apenas no GP da China.

A saída de Ralf Schumacher da Fórmula 1

Em 2005, Ralf Schumacher passou a competir pela Toyota, obtendo uma boa quantidade de pontos (graças ao carro construído pela equipe naquela temporada), concluindo o certame na 4ª colocação, logo atrás da Ferrari.

No mesmo ano, voltou a se acidentar em Indianápolis, durante a segunda sessão de treinos livres. O piloto bateu quando estava fazendo uma curva a 300 km/h, na sua volta rápida. Seu carro ficou desgovernado e colidiu contra o muro.

Em outubro de 2007, Ralf Schumacher anunciou que estaria deixando Toyota no final da temporada. Naquele ano, teve o 2º maior salário depois de Kimi Räikkönen, da Ferrari.

Curiosidades de Ralf Schumacher

  • Em 2008, Ralf passou a competir na Deutsche Tourenwagen Masters, categoria de Turismo alemã;
  • Em 2011, em Hockenhein, 1ª etapa do campeonato, conquistou o primeiro pódio na categoria ao chegar em 3º.
  • Assumiu sua homossexualidade em julho de 2024, surpreendendo a todos não só no mundo da Fórmula 1, mas também a âmbito esportivo

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Última atualização em: 25/07/2024