O GP da Áustria tem vaga na Fórmula 1 desde 1964, quando o país sediou pela primeira vez uma rodada do Campeonato Mundial.

O GP da Áustria foi sediado apenas uma vez na Base Aérea de Zeltweg. Somente em 1970, em outra pista (chamada de Österreichring), o GP teve mais edições em sequência na Fórmula 1.

Nomes como Alain Prost, Michael Schumacher, Max Verstappen e Emerson Fittipaldi já venceram o Grande Prêmio da Áustria.

Por questões de segurança e financeiras, o evento já foi afastado da F1 nos recortes de 1988 – 1996 e 2004 – 2013. Confira a história, vencedores e recordes deste Grande Prêmio com contrato até 2027 na F1.

Quando surgiu o GP da Áustria?

O Grande Prêmio da Áustria já foi realizado em dois locais diferentes na Áustria. A primeira competição aconteceu em 1963, mas apenas em 1964 que a pista integrou o circuito da F1. Na época a corrida aconteceu em Zeltweg e só voltou em 1970.

A partir de 1970, o GP da Áustria passou a acontecer no então chamado Österreichring, na Estíria. Entre idas e vindas, dentro de reformas e mudanças no nome da pista, o GP da Áustria segue na Estíria.

Quais autódromos já receberam o GP da Áustria?

Realizado em duas áreas distintas desde o seu início, o GP da Áustria é hoje sediado na Estíria. Primeiro foi realizado na Base Aérea de Zeltweg em 1964. A pista seguiu sediando outras competições, mas fora do circuito da F1.

Desde 1970, as corridas são realizadas no circuito que foi inicialmente chamado de Österreichring. A pista permaneceu ininterruptamente na F1 até 1986. Devido problema com acidentes na pista, o GP da Áustria foi tirado do circuito e voltou apenas em 1997 com melhorias na pista e nome diferente.

O GP da Áustria teve outro intervalo na F1 entre 2004 e 2013. Desde 2014 a marca Red Bull gerencia o GP da Áustria que acontece na mesma pista, mas agora com o nome de Red Bull Ring.

História da Red Bull Ring

GP da Áustria de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
Mesmo com outros nomes, esta pista representa o GP do Áustria desde 1970 (Divulgação/F1)

Em suma, desde 1970 que o GP da Áustria acontece na Estíria. Primeiro chamado de Österreichring, a pista permaneceu até 1987 no circuito.

As curvas eram rápidas e longas com áreas de escape limitadas. Acidentes múltiplos, inclusive a morte do piloto americano Mark Donohue após um acidente em 1975, forçaram a adição de uma chicane no meio da década, mas a velocidade ainda era alta.

Em meados dos anos 80, a era do turbo havia chegado e os carros atingiam velocidades em torno de 250 km/h. Só para ilustrar, em 1987, a volta da pole de Nelson Piquet teve uma média de 255,756 km/h. Inevitavelmente, Österreichring perdeu seu lugar no calendário da F1 em 1988.

A1-Ring

Durante 1995 e 1996, o Österreichring passou por uma grande reforma. O financiamento veio de uma grande empresa de telecomunicações que pegou sua marca e se tornou o A1-Ring.

Projetado pelo lendário arquiteto Hermann Tilke, sete eventos do Grande Prêmio de Fórmula 1 aconteceram lá. No entanto, devido à fraca arrecadação financeira, a A1-Ring fechou em 2003, sendo comprada pela marca Red Bull em 2004.

Red Bull Ring

Dietrich Mateschitz, dono da marca global de bebidas Red Bull, comprou a pista em 2004. Anunciou grandes planos de desenvolvimento, mas estes foram adiados devido a preocupações ambientais com as obras. A pista só abriu em 2011.

Com a finalização da obra, os proprietários chegaram a um acordo em 2013 com Bernie Ecclestone para trazer a F1 de volta à Áustria. Em 2014, a corrida voltou ao circuito.

Durante a pandemia em 2020 e 2021, as corridas estavam acontecendo de portas fechadas e a Áustria foi uma das poucas pistas disponíveis como sede das corridas. Dessa maneira, a F1 usou a pista duas vezes nas duas temporadas.

Para separar as provas, a primeira ficou com o nome original de GP da Áustria e a segunda chamada de GP da Estíria, apesar de ser na mesma pista. Com o fim da pandemia a F1 tem somente um GP da Áustria que segue no Red Bull Ring.

Recordes do GP da Áustria de Fórmula 1

  • Primeiro GP: 1964
  • Extensão: 4,318 km
  • Distância da corrida: 306,452 km
  • Número de voltas: 71
  • Recorde da pista: 1min 05s 619 — Carlos Sainz (2020)
  • Maior vencedor: Max Verstappen, com 4 vitórias
  • Equipe mais vitoriosa: Ferrari, com 6 vitórias.

Cabe dizer que alguns unificam os GP da Áustria e da Estíria, colocando Max Verstappen como maior campeão geral do GP da Áustria com quatro conquistas.

Outro detalhe fica para a volta mais rápida. Valtteri Bottas alcançou um recorde de 1min 02s 939 em 2020. No entanto, isto aconteceu na terceira prova de classificação do GP da Áustria, enquanto Carlos Sainz bateu a marca na grande decisão.

Curiosidades do GP da Áustria de Fórmula 1

  • Niki Lauda é o único piloto austríaco a vencer o GP da Áustria. Lauda venceu em 1984, ano em que conquistou seu terceiro e último Campeonato Mundial.
  • Em 2023, Max Verstappen estabeleceu um novo recorde de mais vitórias na Áustria. Verstappen conquistou sua quarta vitória no país em 2023. Alain Prost detinha o antigo recorde de mais vitórias austríacas, tendo conquistado sua terceira vitória no Grande Prêmio da Áustria em 1986.
  • De suas dez participações no Grande Prêmio da Áustria, Riccardo Patrese terminou a corrida apenas duas vezes. Patrese tem mais não finalizações na Áustria do que qualquer outro piloto.
  • A Red Bull Ring é a quarta pista mais curta do cronograma, depois de Mônaco, México e Brasil.
  • Em 1975, o Grande Prêmio da Áustria recebeu o título honorário de Grande Prêmio da Europa. Valência, Baku e Brands Hatch também já receberam esse título. A razão é a mesma do GP da Estíria, diferenciar os GPs.
  • Em 2002, a Ferrari instruiu Rubens Barrichello a abdicar da liderança para Michael Schumacher. Isso causou grande polêmica e a FIA multou a empresa em US$ 1 milhão. Os regulamentos foram então alterados para que as ordens da equipe não pudessem afetar os resultados da corrida.

Lista de vencedores do GP da Áustria de Fórmula 1

Confira abaixo todos os pilotos que já venceram o GP da Áustria.

Ano Piloto Equipe
1964 Lorenzo Bandini Ferrari
1970 Jacky Ickx Ferrari
1971 Jo Siffert BRM
1972 Emerson Fittipaldi Lotus-Ford
1973 Ronnie Peterson Lotus-Ford
1974 Carlos Reutemann Brabham-Ford
1975 Vittorio Brambilla March-Ford
1976 John Watson Penske-Ford
1977 Alan Jones Shadow-Ford
1978 Ronnie Peterson Lotus-Ford
1979 Alan Jones Williams-Ford
1980 Jean-Pierre Jabouille Renault
1981 Jacques Laffite Ligier-Matra
1982 Elio de Angelis Lotus-Ford
1983 Alain Prost Renault
1984 Niki Lauda McLaren-TAG
1985 Alain Prost McLaren-TAG
1986 Alain Prost McLaren-TAG
1987 Nigel Mansell Williams-Honda
1997 Jacques Villeneuve Williams-Renault
1998 Mika Häkkinen McLaren-Mercedes
1999 Eddie Irvine Ferrari
2000 Mika Häkkinen McLaren-Mercedes
2001 David Coulthard McLaren-Mercedes
2002 Michael Schumacher Ferrari
2003 Michael Schumacher Ferrari
2014 Nico Rosberg Mercedes
2015 Nico Rosberg Mercedes
2016 Lewis Hamilton Mercedes
2017 Valtteri Bottas Mercedes
2018 Max Verstappen Red Bull Racing
2019 Max Verstappen Red Bull Racing
2020 Valtteri Bottas Mercedes
2021 Max Verstappen Red Bull Racing
2022 Charles Leclerc Ferrari
2023 Max Verstappen Red Bull Racing
2024 George Russel Mercedes

Como dito no início, o GP da Áustria teve problemas de segurança e ficou um tempo de fora da F1 (1988 – 1996), pois a era dos carros turbos estava em alta e a pista se tornou perigosa, especialmente nas curvas.

O GP voltou em 1997, remodelado e de nome novo, A1-Ring, mas se ausentou por baixo lucro financeiro após a edição de 2003. Já gerenciado pela Red Bull em 2004, a Red Bull Ring só voltou ao circuito na temporada 2014.

Maiores vencedores do GP da Áustria de Fórmula 1

A título de informação, o Grande Prêmio da Estíria aconteceu apenas duas vezes (2020 e 2021), no período da pandemia causada pela Covid-19. Apesar do nome diferente, a pista era a mesma.

Não há previsão ou necessidade de repetir o uso da pista em uma mesma temporada, porém, estão marcados na história como campeões desse GP alternativo os pilotos:

GP da Áustria 2024

Em uma corrida emocionante, Max Verstappen ficou na liderança quase do começo ao fim. Mas Lando Norris, vivendo um bom momento, começou a pressionar o holandês e criou um grande disputa pelo 1º lugar. Só que, já perto do fim, os dois carros se tocaram.

O piloto da McLaren precisou abandonar a prova, enquanto Verstappen perdeu algumas posições, terminando apenas em 5º lugar. George Russel venceu, aproveitando a batida entre os adversários. Oscar Piastri ficou com a 2ª posição e Carlos Sainz na 3ª.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Por fim, seguindo na linha da Fórmula 1, confira outros conteúdos: