James Vowles, chefe da equipe Williams, avalia novos fornecedores de motores para os próximos.
O novo chefe da equipe deve tomar uma decisão sobre futuro dos motores na Williams ainda este ano. Confira mais a seguir.
James Vowles, chefe da equipe Williams, avalia novos fornecedores de motores
Claramente, estamos felizes com o relacionamento que existe há muitos anos. A Mercedes produziu realmente a melhor unidade de potência média dos últimos 15 anos… onde estamos no momento, certamente com a Mercedes e outros fabricantes, estamos analisando enquanto precisamos.
Precisamos garantir que revisemos o mercado e tomemos decisões sobre isso em breve, sobre onde estamos em termos de relacionamentos. — declarou James Vowles, chefe da equipe Williams.
Desde já, James Vowles foi chefe de estratégia na Mercedes entre os anos 2010 e início de 2023. Com sua mudança para equipe Williams em 20 de fevereiro, Vowles tem avaliado melhores condições para sua atual equipe.
Em resumo, essa relação sobre motor Williams e Mercedes vem desde 2014, quando a equipe britânica iniciou seu vínculo com o grupo alemão na era turbo-híbrido. James, agora avalia se deve continuar com as unidades de potência Silver Arrows em 2026.
Como dito aqui no Esportelândia em outros textos, a F1 liberará novas equipamentos para aprimorar os carros. Dentro disso, os motores. Com novos regulamentos entrando e a Red Bull se preparando para construir seu próprio novo motor de F1, os chefes de equipe estão se movimentando.
James Vowles não é diferente e disse que uma decisão deverá ser tomada sobre fornecedores de motores este ano, visto que em 2026 a engenharia receberá um grande upgrade no campeonato.
Atitude e decisões
Em algum momento você tem que estar no comando de seu próprio destino, e você simplesmente não está quando depende de outra pessoa para lhe fornecer peças.
Um exemplo simples disso: por melhores que sejam os componentes, você não sabe qual será sua direção aerodinâmica até que seja tarde, e é normalmente dominado pela decisão das circunstâncias do fabricante. — disse James Vowles.
Em todo caso, a equipe Williams tem história como um time independente. Não será hoje que isso surpreenderá ao público caso Vowles e os representantes da equipe tomem alguma atitude mais radical. James disse que a decisão deve ser tomada este ano, mas não é para agora.
A equipe quer focar em manter o bom início de campeonato e em breve decidir seu futuro com os fornecedores. Vowles usa as palavras “ganhar campeonatos” em sua declaração.
O ex-chefe de estratégia da Mercedes incorporou realmente na Williams e quer montar um time mais competitivo nas próximas temporadas. Já começou com o pé direito ao pontuar na estreia, algo que não acontecia desde 2017 com Felipe Massa.
Enfim, com foco no GP da Arábia Saudita, James Vowles concentra suas atenções em entregar os melhores carros para Alexander Albon e Logan Sargeant somarem mais pontos no dia 19 de março.
+ confira também: Toto Wolff sobre carros da RBR: “estão em outro planeta”
Foto destaque: Divulgação/Williams F1
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.