A temporada de 2023 da Fórmula 1 acabou há poucos dias atrás. No entanto, a FIA, responsável pela principal categoria do automobilismo mundial, já está pensando anos lá na frente. Mais precisamente, na edição de 2026.

Em suma, daqui há pouco mais de dois anos, o campeonato vai passar por uma reformulação, principalmente na estrutura dos carros que irão para as pistas.

Dessa forma, a entidade que rege a categoria já começou a determinar regras sobre como as coisas devem ocorrer.

Planos da FIA para Fórmula 1 2026

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

FIA toma decisão drástica para Fórmula 1 2026

Apesar de estarmos perto do início da temporada 2024, a Fórmula 1 já está de olho em 2026, quando vai passar por uma grande reformulação. Diante disso, equipes já estão planejando os carros que serão usados daqui dois anos.

O problema é que isso favorece as escuderias com maior investimento no grid, deixando para trás as equipes com pouca grana. Sendo assim, a FIA decidiu proibir formalmente todos os testes aerodinâmicos para os carros de 2026.

Em suma, as equipes não poderão mais realizar nenhum trabalho sequer em túneis de vento ou CFD (Computational Fluid Dynamics, os testes virtuais) para os veículos da próxima geração, pelo menos até o mês de janeiro de 2025.

Dessa forma, os carros de 2026 só poderão ser testados aerodinamicamente durante o decorrer da temporada que vem, tornando as atividades mais justas para todas as equipes que atualmente compõem o grid da Fórmula 1.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: