Didier Pironi foi um piloto de Fórmula 1 francês, que foi uma das estrelas da Ferrari nos anos de 1981 e 1982, quando sofreu um grave acidente, que colocou fim em sua carreira na principal categoria do automobilismo mundial.
Estreou na Fórmula 1 em 1978, na equipe Tyrrell, pilotando pela Ligier em 1980, quando conseguiu sua primeira vitória e indo para a Ferrari no ano seguinte, vencendo mais duas provas antes de encerrar sua passagem.
Relembre o trágico acidente de Didier Pironi
O começo de carreira
Didier Pironi nasceu em Villecresnes, na França. Assim, começou a estudar engenharia e se formou em ciências. Entretanto, ao entrar no negócio de construção da família caiu no esquecimento após sua matrícula na escola de direção Paul Ricard.
A princípio, o francês recebeu um patrocínio do Pilot Elf em 1972, um programa criado para promover jovens talentos do automobilismo francês, que também levou Alain Prost, René Arnoux, Patrick Tambay à Fórmula 1.
O jovem se tornou campeão da Fórmula Renault na França, em 1974, ganhou o título da Super Renault em 1976, e venceu a prestigiosa corrida de apoio do Grande Prêmio de Fórmula 3 de Mônaco, em 1977.
Ver essa foto no Instagram
A experiência na Fórmula 1
Após conquistar diversos campeonatos, Pironi fez sua estreia na F1 no GP da Argentina, pela Ken – equipe de Tyrrell, em 15 de janeiro de 1978. No mesmo ano, fazia parte da Renaultes, encarregado de vencer as 24 Horas de Le Mans.
Fazendo parceria com Jean-Pierre Jaussau, o segundo carro da equipe, o incomum “teto de bolha“, A442B, ele venceu a corrida com quatro voltas do rival Porsche 936s.
Duas temporadas com a equipe subfinanciada da Tyrrell demonstraram promessa suficiente para Guy Ligier contratar Didier Pironi para sua equipe francesa homônima em 1980, temporada na qual registrou sua primeira vitória, no Grande Prêmio da Bélgica em Zolder, além de vários pódios.
O Ligier JS11/15 era um carro excelente, mas não conseguiu atingir seu potencial máximo. Uma combinação da incompetência da equipe e do fato de Laffite estar no firme controle político significava que Didier Pironi não venceria o campeonato com Ligier.
O seu desempenhou despertou o interesse de Enzo Ferrari. Em sua carreira na Fórmula 1, Didier Pironi venceu três corridas, alcançou 13 pódios e marcou um total de 101 pontos no campeonato. Ele também garantiu quatro pole position.
Curiosidades de Didier Pironi
Por fim, em homenagem a sua carreira, algumas biografias foram escritas:
- Lettre à Didier – Catherine Goux
- Didier: sonhos e pesadelos – Lorie Coffey, Jan Moller
- Didier Pironi: La flèche brisée (A flecha quebrada) – Martine Camus
- Pironi: The Champion Who Never Was – David Sedgwick (e-book publicado em 31 de agosto de 2017, edição em brochura publicada em 1º de janeiro de 2018)
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- História da Fórmula 1: onde surgiu, termos usados e circuitos
- GP do Canadá de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.