Antes de mais nada, Bill Vukovich é um ex-piloto de automóveis estadunidense que atuou na Fórmula Indy sendo uma das estrelas da equipe da Kurtis Kraft. Sua estreia aconteceu no ano de 1950, na Indianápolis 500, pela REC/NJ Rounds. Na ocasião, ele não conseguiu se classificar para a corrida.
Primeiros passos no Automobilismo
Antes de sua carreira na Indy, o americano Bill Vukovich competia em carros pequenos para a equipe de corrida de pista de terra da Edelbrock. Ele correu na costa oeste dos Estados Unidos, na URA, e conquistou os campeonatos de carros pequenos de 1945 e 1946 da série.
Além disso, Vukovich venceu o Grande Prêmio da Noite da Turquia em 1948, realizado no Estádio Gilmore, e triunfou em seis das últimas oito corridas do circuito antes de seu fechamento definitivo. Ele também ganhou o Campeonato Nacional de Midget da AAA em 1950.
Bill Vukovich era conhecido por competir em midgets equipados com motores Drake, que eram Harley V-twin com cabeçotes refrigerados a água projetados especificamente para corridas.
Seu último midget com motor Drake foi um Kurtis-Kraft construído por Ed e Zeke Justice, os Justice Brothers, em sua oficina em Glendale, utilizando um kit Kurtis. Antes desse carro, ele dirigia um midget “Frame Rail”, que também era movido por um motor Drake.
A experiência na Fórmula Indy
A sua estreia aconteceu em 1950, mas sem muito êxito. Em 1952, seu segundo ano na corrida de Indianapolis, rapidamente subiu da posição inicial, no meio da terceira linha, para assumir a liderança.
Liderou 150 voltas de forma dominante antes de sofrer falha de direção na 192ª. Ele voltou a vencer a corrida em anos consecutivos, 1953 e 1954 . Vale ressaltar que o ganhador permaneceu na liderança por impressionantes 71,7% das voltas que dirigiu em competições na pista. Continua sendo o único piloto a liderar o maior número de voltas na corrida por três anos consecutivos.
Acidente inesperado de Vukovich
Um dos maiores competidores da Indy, Bill Vukovich, faleceu no lugar que mais amava: a pista de corrida em Indianápolis. O piloto perdeu a vida em um acidente em cadeia enquanto liderava com uma vantagem de 17 segundos na 57ª volta das 500 Milhas de 1955.
Ele estava saindo da segunda curva, atrás de três carros mais lentos dirigidos por Rodger Ward, Al Keller e Johnny Boyd, quando o carro de Ward colidiu com a parede externa da reta final e capotou, parando no meio da pista devido a um eixo quebrado.
Keller, tentando desviar para o campo interno para evitar Ward, perdeu o controle e deslizou de volta para a pista, colidindo com o carro de Boyd e empurrando-o em direção a Vukovich.
Após isso, o carro de Vukovich atravessou a parede externa, ficou no ar, deu várias piruetas e aterrissou em cima de um grupo de carros estacionados, parando de cabeça para baixo e pegando fogo. A cabine de seu carro atingiu uma ponte baixa perto da Curva 2 enquanto ele estava no ar.
O carro de Boyd também capotou e caiu de cabeça para baixo. Enquanto o veículo de Vukovich queimava, Ed Elisian, que estava em um carro não danificado, parou e correu em direção a Vukovich na tentativa de salvá-lo. No entanto, isso não fez diferença, pois Vukovich morreu instantaneamente. Além disso, dois espectadores sofreram ferimentos durante o acidente.
O legado deixado por Bill Vukovich
Embora sua carreira tenha sido breve, o eterno piloto de Fórmula Indy permanecerá na memória de todos.
Seu talento deixou uma marca profunda em várias gerações. A forma como ele controlava o carro o destacou entre os grandes. O que perdura é seu legado: alguém verdadeiramente apaixonado pelo que fazia e que conseguiu elevar o automobilismo a novos patamares.
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Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.