Localizado no centro da cidade de Guaporé, Rio Grande do Sul, o Autódromo Internacional de Guaporé é um dos lugares de maior atração da região e possui uma das pistas de automobilismo mais desafiadoras do Brasil.
De fato, o nome oficial deste Autódromo é Internacional Dr. Nelson Luiz Barro de Guaporé, que foi um dos idealizadores do centro esportivo e o principal nome por trás da construção do mesmo.
Quer conhecer mais sobre o Autódromo Internacional de Guaporé? Continue no texto e confira a história completa e algumas curiosidades a respeito desta pista brasileira.
A inauguração do Autódromo Internacional de Guaporé
Em 1967, o então recém-formado médico Dr. Nelson Luiz Barros chegava até a cidade de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul, visando estudos. O doutor tinha como um dos seus hobbies a prática automobilística, inclusive sendo campeão Estadual da categoria até 3000 cilindradas.
Como um bom amante de corrida, Dr. Nelson sentiu a falta da prática esportiva na cidade de Guaporé. Foi então que ele e um grupo de jovens decidiram criar uma instituição que visasse o âmbito esportivo, econômico e turístico na cidade. Assim surgiu a AGA (Associação Guaporense de Automobilismo).
Dois anos depois, em 1969, o grupo, que já era reconhecido por seus feitos sociais na cidade, decidiu criar uma pista de automobilismo junto ao então Prefeito de Guaporé, Dr. Otalípio Dalbosco. Diante disso, em dezembro daquele ano era inaugurado o Autódromo de Guaporé.
De municipal para internacional
Quando foi criado, em 1969, o autódromo ainda era composto de terra batida, sem pista de concreto ou asfalto. Assim, ainda faltavam alguns passos para ser chamado de internacional.
Foi em 1976, com o apoio da Prefeitura de seis cidades da região e de algumas empresas cujas sedes eram próximas do local, a pista recebeu boxes e arquibancadas. Na época, a mídia classificou o autódromo como o mais seguro do Brasil. Diante disso, ele se tornou de grande importância municipal.
Por fim, o Autódromo Internacional de Guaporé só ganhou essa classificação no dia 17 de novembro de 1985, quando ocorreu a 10ª Etapa do Campeonato Sul Americano de Fórmula 3. Na ocasião, o local recebeu mais de 30 mil pessoas para prestigiar a corrida vencida por Leonel Friedrich.
A pista de automobilismo do Autódromo Internacional de Guaporé
De fato, a pista de automobilismo do Autódromo Internacional Guaporé possui uma grande extensão e um número alto de curvas.
No total, o trajeto possui 3.080 metros de extensão e 14 curvas com diferenças de velocidades entre elas, algumas onde o piloto pode acelerar e outras onde é exigido menos velocidade.
Dessa maneira, a pista conta com um nível de desafio alto, fazendo com que os pilotos profissionais façam elogios a ela por conta da sua dificuldade.
A reta principal, que possui 800 metros, é um dos atrativos da pista, pois além de fornecer um bom espaço para os pilotos acelerarem nas corridas, serve também como local de teste para as fábricas de veículos.
Se tratando da estrutura do Autódromo Internacional de Guaporé, ainda vale destacar a presença de outros locais que visam segurança e lazer:
- Centro-médico;
- Torre de controle;
- Ambulatório;
- Restaurantes;
- Estacionamento;
- Mini-zoológico;
- Lago artificial;
- Capela.
Principais campeonatos disputados no Autódromo Internacional de Guaporé
Em suma, por ser uma das pistas mais desafiadoras do Brasil, o Autódromo Internacional de Guaporé possui diversas competições realizadas em todas as temporadas, confira:
- Stock Car Brasil;
- Super Turismo;
- Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos;
- Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos;
- Fórmula Truck;
- Fórmula 3 Sul-Americana;
- Campeonato Gaúcho de Super Turismo.
Ainda, de acordo com a AGA, os principais eventos de nível estadual e nacional realizados no Autódromo Internacional de Guaporé são:
- Fórmula Fiat de Turismo;
- Fórmula Country;
- Fórmula Chevrolet Challenge;
- Protótipo Sport;
- Motovelocidade;
- Arrancada;
- Pick Up Racing;
- Copa Corsa;
- Copa Fiat;
- Speed 1600;
- Endurance;
- Fórmula Gaúcha;
- Km de Arrancada;
- Turismo 2 litros.
Autódromo Internacional de Guaporé atualmente
Até os dias atuais, o Autódromo Internacional de Guaporé conta com dezenas de modalidades disputadas anualmente com regularidade.
Além disso, o local é um dos centros turísticos que movimenta econômica e socialmente a cidade de Guaporé e outros municípios ao redor, como Serafina Corrêa, Veranópolis e Nova Prata.
Vá além do mundo do automobilismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.