O Autódromo de Curitiba foi um dos mais tradicionais e modernos do Brasil por muitos anos enquanto esteve ativo. O local foi começou a ser construído no ano de 1965, terminando em 1967.

A principal característica do circuito era o seu formato oval. A saber, o Autódromo de Curitiba não existe mais, seu espaço foi vendido e no seu lugar um centro comercial e unidades residenciais está sendo construído.

Mesmo não sendo mais ativo, essa pista tem muita história, dessa forma, você vai descobrir tudo sobre Autódromo de Curitiba com o Esportelândia.

História do Autódromo de Curitiba

De fato, antes da existência do autódromo, as competições em Curitiba eram improvisadas, dessa forma a BR-116 era um dos locais preferidos dos apaixonados pelo automobilismo.

O circuito começou a ser construído em 1965 e foi entregue somente em 1967. Na época, o local ainda fazia parte da cidade de Curitiba, e foi batizado com o nome da capital.

Em 1992, com a expansão de territórios, surgiu a cidade dos Pinhais, que passou a abrigar o terreno do circuito, que mudou de nome para Autódromo dos Pinhais. O local também já teve um outro nome, Circuito Raul Boesel, uma homenagem ao piloto curitibano.

Em 1995, uma grande reforma e modernização aconteceu no Autódromo de Curitiba, dessa forma, o local tornou-se um dos circuitos mais famosos e modernos do Brasil, abrigando grandes competições como a Stock Car, Fórmula Truck, Copa Turismo e Campeonato de Moto Velocidade.

O local seguiu em atividade até a crise começar na década de 2010. Primeiramente, é preciso ser dito que o autódromo era um empreendimento privado, sendo assim, em 2016, acabou vendido para um grupo de empresários. Porém, acabaram desistindo do negócio, fazendo o circuito ganhar uma curta sobrevida.

Em 2022, o local foi desativado e em seu lugar, um centro comercial e unidades residenciais começaram a ser construídos.

Traçado do Autódromo de Curitiba

Autódromo de Curitiba: histórias e curiosidades
Traçado do Autódromo

O Autódromo de Curitiba possuía uma enorme reta de aproximadamente 980 metros, a extensão do circuito era de 3.695 metros. A pista também oferecia algumas curvas, todas exigindo muita técnica de seus pilotos.

Quais campeonatos o Autódromo de Curitiba recebia?

A partir de sua modernização em 1995, o Autódromo de Curitiba foi lar de inúmeras competições como Fórmula Truck, Copa Turismo, Stock Car, Campeonato Paranaense de Arrancada, Campeonato de Moto Velocidade, entre muitas outros.

A última vez que o Autódromo de Curitiba sediou uma etapa da Stock Car foi em 2021, um ano antes de ter seu fim.

Campeões da Stock Car em Curitiba

Ano Piloto Equipe
2021 Ricardo Mauricio

Thiago Camilo

Rafael Suzuki

Átila Abreu

Eurofarma RC

Ipiranga Racing

Full Time Bassani

Shell V-Power

2020 Thiago Camilo
Thiago CamiloGabriel Casagrande
Ipiranga Racing
Ipiranga RacingR. Mattheis
2018 Felipe Fraga
Lucas Di Grasi
Cimed Racing
HERO Motorsport
2017 Daniel Serra Eurofarma RC
2016 Marcos Gomes

Felipe Fraga

Thiago Camilo

Voxx Racing

Cimed Racing

Ipiranga-RCM

2015 Daniel Serra
Júlio CamposMarcos GomesSérgio JimenezLucas Foresti

Max Wilson

Red Bull
Prati-DonaduzziVoxx RacingAxalta C2 TeamAMG Motorsport

EuroFarma RC

2014 Daniel Serra
Ricardo MaurícioDaniel Serra
Red Bull Racing Mattheis
Eurofarma RCRed Bull Racing Mattheis
2013 Daniel Serra

Átila Abreu

Red Bull Racing

Mobil Super Pioneer Racing

2012 Valdeno Brito

Átila Abreu

Shell Racing

Mobil Super Pioneer Racing

2011 Thiago Camilo RCM Motorsport
2010 Allam Khodair

Diego Nunes

Full Time

RC3 Bassani

2009 Valdeno Brito

Ricardo Maurício

RCM Motorsport

RC Competições

2008 Ricardo Maurício

Ricardo Maurício

Medley-WA Mattheis

Medley-WA Mattheis

2007 Rodrigo Sperafico

Cacá Bueno

Biosintetica/Action Power

EuroFarma RC

2006 Antonio Jorge Neto

Thiago Camilo

EuroFarma RC

Vogel Motorsport

2005 Cacá Bueno

Ingo Hoffman

Petrobras Action Power

Filipaper-AMG Motorsport

2004 Giuliano Losacco RC Competições
2003 Ingo Hoffmann JF Racing
2002 Chico Serra Texaco WB Motorsports
2001 Chico Serra WB Motorsports
2000 Paulo Gomes Spinelli Racing
1999 Chico Serra

Chico Serra

WB Motorsports

WB Motorsports

1998 Paulo Gomes

 

Ingo Hoffmann

JF Racing

 

Action Power Racing

1997 Paulo Gomes Team Bradesco
1996 Ingo Hoffmann Action Power Racing
1995 Paulo Gomes JF Racing
1994 Chico Serra AKF Motorsporting
1993 Paulo de Tarso Pons Racing
1992 Ingo Hoffmann

Ângelo Giombelli

Castrol Racing
1991 Wilson Fittipaldi JR Equipe Amico
1990 Adalberto Jardin Giaffone Motorsport
1989 Fábio Sotto Mayor Havoline-Texaco
1988 Fábio Sotto Mayor HGA Castrol Racing
1987 Olímpio Alencar JR Filadélfia Engineering
1986 Ingo Hoffmann Team Playlife
1985 Ingo Hoffmann JF Racing
1984 Fábio Sotto Mayor Castrol Racing
1983 Ingo Hoffmann Equipe Johnson
1982 Zeca Giaffone Giaffone Motorsport
1981 Afonso Giaffone JR Giaffone Motorsport
1980 Ingo Hoffmann Equipe Johnson

Com nove conquistas, o lendário Ingo Hoffmann foi o maior vencedor no Autódromo de Curitiba pela Stock Car.

Autódromo de Curitiba: histórias e curiosidades
Ingo Hoffmann é o maior vencedor da Etapa de Curitiba. Duda Bairros/Stock Car

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: