O Autódromo de Curitiba foi um dos mais tradicionais e modernos do Brasil por muitos anos enquanto esteve ativo. O local foi começou a ser construído no ano de 1965, terminando em 1967.
A principal característica do circuito era o seu formato oval. A saber, o Autódromo de Curitiba não existe mais, seu espaço foi vendido e no seu lugar um centro comercial e unidades residenciais está sendo construído.
Mesmo não sendo mais ativo, essa pista tem muita história, dessa forma, você vai descobrir tudo sobre Autódromo de Curitiba com o Esportelândia.
História do Autódromo de Curitiba
De fato, antes da existência do autódromo, as competições em Curitiba eram improvisadas, dessa forma a BR-116 era um dos locais preferidos dos apaixonados pelo automobilismo.
O circuito começou a ser construído em 1965 e foi entregue somente em 1967. Na época, o local ainda fazia parte da cidade de Curitiba, e foi batizado com o nome da capital.
Em 1992, com a expansão de territórios, surgiu a cidade dos Pinhais, que passou a abrigar o terreno do circuito, que mudou de nome para Autódromo dos Pinhais. O local também já teve um outro nome, Circuito Raul Boesel, uma homenagem ao piloto curitibano.
Em 1995, uma grande reforma e modernização aconteceu no Autódromo de Curitiba, dessa forma, o local tornou-se um dos circuitos mais famosos e modernos do Brasil, abrigando grandes competições como a Stock Car, Fórmula Truck, Copa Turismo e Campeonato de Moto Velocidade.
O local seguiu em atividade até a crise começar na década de 2010. Primeiramente, é preciso ser dito que o autódromo era um empreendimento privado, sendo assim, em 2016, acabou vendido para um grupo de empresários. Porém, acabaram desistindo do negócio, fazendo o circuito ganhar uma curta sobrevida.
Em 2022, o local foi desativado e em seu lugar, um centro comercial e unidades residenciais começaram a ser construídos.
Traçado do Autódromo de Curitiba
O Autódromo de Curitiba possuía uma enorme reta de aproximadamente 980 metros, a extensão do circuito era de 3.695 metros. A pista também oferecia algumas curvas, todas exigindo muita técnica de seus pilotos.
Quais campeonatos o Autódromo de Curitiba recebia?
A partir de sua modernização em 1995, o Autódromo de Curitiba foi lar de inúmeras competições como Fórmula Truck, Copa Turismo, Stock Car, Campeonato Paranaense de Arrancada, Campeonato de Moto Velocidade, entre muitas outros.
A última vez que o Autódromo de Curitiba sediou uma etapa da Stock Car foi em 2021, um ano antes de ter seu fim.
Campeões da Stock Car em Curitiba
Ano | Piloto | Equipe |
2021 | Ricardo Mauricio
Thiago Camilo Rafael Suzuki Átila Abreu |
Eurofarma RC
Ipiranga Racing Full Time Bassani Shell V-Power |
2020 | Thiago Camilo Thiago CamiloGabriel Casagrande |
Ipiranga Racing Ipiranga RacingR. Mattheis |
2018 | Felipe Fraga Lucas Di Grasi |
Cimed Racing HERO Motorsport |
2017 | Daniel Serra | Eurofarma RC |
2016 | Marcos Gomes
Felipe Fraga Thiago Camilo |
Voxx Racing
Cimed Racing Ipiranga-RCM |
2015 | Daniel Serra Júlio CamposMarcos GomesSérgio JimenezLucas Foresti Max Wilson |
Red Bull Prati-DonaduzziVoxx RacingAxalta C2 TeamAMG Motorsport EuroFarma RC |
2014 | Daniel Serra Ricardo MaurícioDaniel Serra |
Red Bull Racing Mattheis Eurofarma RCRed Bull Racing Mattheis |
2013 | Daniel Serra
Átila Abreu |
Red Bull Racing
Mobil Super Pioneer Racing |
2012 | Valdeno Brito
Átila Abreu |
Shell Racing
Mobil Super Pioneer Racing |
2011 | Thiago Camilo | RCM Motorsport |
2010 | Allam Khodair
Diego Nunes |
Full Time
RC3 Bassani |
2009 | Valdeno Brito
Ricardo Maurício |
RCM Motorsport
RC Competições |
2008 | Ricardo Maurício
Ricardo Maurício |
Medley-WA Mattheis
Medley-WA Mattheis |
2007 | Rodrigo Sperafico
Cacá Bueno |
Biosintetica/Action Power
EuroFarma RC |
2006 | Antonio Jorge Neto
Thiago Camilo |
EuroFarma RC
Vogel Motorsport |
2005 | Cacá Bueno
Ingo Hoffman |
Petrobras Action Power
Filipaper-AMG Motorsport |
2004 | Giuliano Losacco | RC Competições |
2003 | Ingo Hoffmann | JF Racing |
2002 | Chico Serra | Texaco WB Motorsports |
2001 | Chico Serra | WB Motorsports |
2000 | Paulo Gomes | Spinelli Racing |
1999 | Chico Serra
Chico Serra |
WB Motorsports
WB Motorsports |
1998 | Paulo Gomes
Ingo Hoffmann |
JF Racing
Action Power Racing |
1997 | Paulo Gomes | Team Bradesco |
1996 | Ingo Hoffmann | Action Power Racing |
1995 | Paulo Gomes | JF Racing |
1994 | Chico Serra | AKF Motorsporting |
1993 | Paulo de Tarso | Pons Racing |
1992 | Ingo Hoffmann
Ângelo Giombelli |
Castrol Racing |
1991 | Wilson Fittipaldi JR | Equipe Amico |
1990 | Adalberto Jardin | Giaffone Motorsport |
1989 | Fábio Sotto Mayor | Havoline-Texaco |
1988 | Fábio Sotto Mayor | HGA Castrol Racing |
1987 | Olímpio Alencar JR | Filadélfia Engineering |
1986 | Ingo Hoffmann | Team Playlife |
1985 | Ingo Hoffmann | JF Racing |
1984 | Fábio Sotto Mayor | Castrol Racing |
1983 | Ingo Hoffmann | Equipe Johnson |
1982 | Zeca Giaffone | Giaffone Motorsport |
1981 | Afonso Giaffone JR | Giaffone Motorsport |
1980 | Ingo Hoffmann | Equipe Johnson |
Com nove conquistas, o lendário Ingo Hoffmann foi o maior vencedor no Autódromo de Curitiba pela Stock Car.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2024: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.