Antes de mais nada, Alberto Ascari é um ex-piloto de automóveis italiano que atuou na Fórmula 1 sendo uma das estrelas da equipe da Ferrari. Sua estreia aconteceu no ano de 1950, no GP de Mônaco, pela escuderia italiana. Na ocasião, ele terminou na 2ª colocação.
O COMEÇO DE CARREIRA
Alberto nasceu na cidade de Milão, na Itália, e tinha a velocidade em suas veias. Seu pai, Antonio Ascari, foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com carros da Alfa Romeo. No entanto, Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925.
Mesmo com a morte de seu pai, o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio. Ele pilotou motocicletas no início de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia, em um carro esporte da Ferrari, que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati. Em 1948, Ascari venceu sua primeira corrida, em San Remo, Itália. No ano seguinte, ele venceu outra corrida pela mesma equipe, seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi. Na Ferrari, ele venceu mais três corridas.
A EXPERIÊNCIA NA FÓRMULA 1
Em 1950, a Ferrari estreou em Monte Carlo com Alberto Ascari, Villoresi e o popular piloto francês Raymond Sommer na equipe. O italiano terminou em 2º na corrida e depois compartilhou o 2º lugar na primeira corrida em Monza. No entanto, ele foi apenas o 5º no campeonato.
Em 1951, Alberto Ascari conquistou sua primeira vitória na F1, competindo em Nurburgring. Bem como, venceu também em Monza.
Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Ascari para a Indianapolis 500, em 1952. Ele foi o único piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de esporte, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a única vez que ele não venceu um corrida a contar para o campeonato mundial daquela temporada.
A Ferrari, de Alberto Ascari, dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas no Velho-Continente e tendo a volta mais rápida em todas. Ele quase marcou a quantidade máxima de pontos que um piloto poderia conseguir.
No começo de 1953, venceu mais três corridas, dando a ele nove vitórias consecutivas (não contando Indy). Além disso, ficou na 1ª posição do pódio mais duas vezes no ano, dando-lhe mais um título mundial.
CURIOSIDADES DE ALBERTO ASCARI
- Em 1992, foi indicado para o International Motorsports Hall of Fame;
- Ascari, junto a Varzi, é considerado o melhor piloto italiano depois de Nuvolari;
- Alberto venceu 47 de 56 corridas internacionais das quais participou;
- Por fim, foi eleito pela revista Inglesa “Times” como o 11º melhor piloto de F1 de todos os tempos.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2023: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores
Última atualização em: 04/05/2023
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.