O mundo dos esportes é diverso e dinâmico. Dessa maneira, a lista de categorias é extensa, assim alguns são mais conhecidos que outros, por exemplo: futebol, natação, vôlei, tênis, atletismo, basquete, entre outros. Assim também, existem os esportes que desafiam os limites de cada pessoa, sendo atleta profissional ou amador.
Neste sentido, aqui falaremos sobre as regras do Triatlo. A modalidade consiste na junção de três atividades físicas diferentes: natação, ciclismo e corrida. O Esportelândia montou uma lista com os principais quesitos do esporte. Assim, quando você quiser praticar ou indicar a modalidade para alguém vai saber tudo sobre.
RACE START! Watch #WTCSYokohama Elite women's race live now as the 2023 Series continues!https://t.co/XQZTqyCbcW pic.twitter.com/v9ioIZz3DB
— World Triathlon (@worldtriathlon) May 13, 2023
Objetivo básico
No triatlo o atleta precisa percorrer uma distância predeterminada na seguinte ordem: inicia nadando, o meio do percurso é feito na bicicleta e a finalização da prova é na corrida. Desse modo, o esporte possui algumas maneiras de competição, mas a única coisa que muda são as distâncias percorridas, veja as principais:
- Sprint: 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida;
- Olímpico: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida;
- Meio Ironman ou 70:3: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida;
- Ironman: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida;
- Ultraman: 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84km de corrida. Devido às longas distâncias, a prova é disputada em três dias
Categorias disputadas
Nas Olímpiadas, o Triatlo possui as seguintes disputas: individual masculino e feminino e disputa mista. Na regra do Triatlo, cada competidor do revezamento misto tem que completar 300m de natação, 6,8km de ciclismo e 2km de corrida. Em outras competições, geralmente, há somente as provas individuais.
Quando termina a prova
Nas regras do Triatlo não existe tempo pré-determinado de prova. Sendo assim, ganha a competidora ou competidor que ultrapassar a linha de chegada primeiro. Ou seja, com o menor tempo possível.
Regras básica da prova e trajes do Triatlo
Como dito anteriormente, a ordem da prova não muda. Assim, primeiro se percorre uma distância a nado, em seguida de bicicleta e se completa a prova correndo. Dessa maneira, só existe uma largada e duas transições de modalidade.
Nas regras do Triatlo, cada prova possui os seus trajes. Ou seja, não se pode realizar a próxima prova com os equipamentos da outra. Dessa maneira, a área de transição é justamente para a troca das mesmas.
Sendo assim, os equipamentos para natação são: óculos de mergulho, touca e a roupa especial. Para a parte de ciclismo é obrigatório o uso do capacete e o sapato. Por fim, para a corrida, o competidor precisa estar com o tênis próprio para corrida.
Regras do Triatlo para cada categoria
Natação
A largada da prova de Triatlo acontece com a modalidade. Assim, para iniciar a competição todos os atletas são posicionados lado a lado, em um linha horizontal. Após entrarem na água o atleta pode utilizar o estilo de nado que quiser, a única coisa proibida é atrapalhar o rendimento do outro competidor.
Desse modo, se acontecer de atrapalhar um dos adversários, são acrescentados 30 segundos de punição na área de transição para a etapa seguinte. A marcação do trajeto da prova é feita por boias no mar, que servem como guias para os atletas.
Ciclismo
Após terminar a natação, o atleta entra na área de transição e troca as vestes. Em seguida, o atleta coloca o capacete, não se pode subir na bicicleta sem ele. Caso ocorra, o competidor é penalizado. No ciclismo a única regra a ser cumprida é não colocar os pés no chão durante o percurso.
Corrida
Para a última etapa da prova não é permitido correr descalço, sem camisa ou utilizando óculos de natação ou a touca da prova anterior. Desse modo, na área de transição, o competidor (a) coloca o tênis próprio para corrida, e depois percorre a distância predeterminada. Como essa é a última parte da prova, quem for o primeiro a completá-la ganha a disputa.
Sophie Coldwell GBR looks fantastic as she sets an incredible pace in Yokohama!
Mexico's Rosa Maria Tapia Vidal is running brilliantly in 4th place.For full race coverage and to see the finish tape watch over on https://t.co/YFY80R4n6u pic.twitter.com/KkvSMHscMA
— World Triathlon (@worldtriathlon) May 13, 2023
Glossário
- Forçar: é o aumento do ritmo, intensidade no ciclismo ou na corrida, visando se distanciar do pelotão;
- Rampa de saída: é a plataforma para os atletas saírem da água após cumprirem o percurso de natação;
- Vácuo: é ficar atrás de outro atleta para aproveitar de sua força e sofrer menor resistência do ar, provocando menor desgaste físico. Pode ser feito tanto no ciclismo e na corrida.
Triatlo em Paris 2024
Todas as categorias da prova vão acontecer em Pont d'lena. Desse modo, o individual masculino e feminino acontecerão nos dias 30 e 31 de julho de 2024. Já o revezamento misto será realizado no dia 5 de agosto.
Confira em vídeo as regras do Triatlo
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.