As regras das corridas rasas ou corridas de velocidade são bem simples e você poderá conhecer elas nesse texto. Venha com a equipe do Esportelândia para saber mais sobre as corridas rasas.

As corridas rasas são as de 100, 200 e 400 metros, com a primeira acontecendo na parte reta da pista, enquanto a de 200 metros corresponde a meia volta na pista e a de 400 metros de uma volta inteira na pista.

Nas provas de 200 e 400 metros, a saída dos atletas é feita de forma escalonada, a fim de que a distância da partida até a chegada seja igual para todos os participantes. Em todas essas provas são oito participantes que disputam para ver quem será o mais rápido.

Objetivo básico da corridas rasas

O objetivo das corridas rasas é o atleta ser o mais rápido e terminar a frente dos demais adversários. Na corrida de 100 metros rasos, o atleta que termina a frente acaba sendo conhecido como o mais rápido do mundo.

Categorias disputadas

Como já citado acima, as corridas rasas tem três tipos diferentes, diferenciadas pelas distancias percorridas. A primeira e mais curta é a de 100 metros rasos, que conta com os homens mais rápidos do mundo.

As provas de 200 metros, geralmente conta com os mesmos atletas das provas de 100 metros, mas alguns dos competidores são especialistas nessa distancia.

A prova de 400 metros é mais longa e por isso demanda um estilo diferente, com menos velocidade em alguns momentos, tendo a distancia de uma volta completa na pista de atletismo.

Quando termina a prova

Nas regras das corridas rasas, não há um tempo pré-determinado e o corredor que cruzar primeiro a linha de chegada será o vencedor.

Regras das corridas rasas

As regras das corridas rasas são bem simples, cada corredor estará em uma raia na pista de atletismo e deverá fazer o percurso determinado de 100, 200 ou 400 metros sem invadir alguma raia ao lado.

São oito competidores que correm para fazer o menor tempo, assim que escutam o tiro de partida soar. Há as provas classificatórias e também a grande final de cada uma desses tipos de provas.

Nas classificatórias, os corredores se classificam por meio de seus tempos, portanto, os oito melhores tempos das classificatórias disputam a decisão e os lugares no pódio, em busca das medalhas de ouro, prata e bronze.

Se algum competidor partir antes do tiro de partida, ele será desclassificado, o mesmo acontece, caso ele invada a pista de um dos seus adversários. Os melhores tempos geralmente tem a oportunidade de correr nas raias centrais.

Corridas rasas em Paris 2024

Para se classificar para as Olimpíadas de Paris 2024 nas provas de corridas rasas, os atletas tem duas oportunidades diferentes, a primeira é atingir o índice, que nada mais é do que um tempo determinado em uma das competições disponíveis.

Outra possibilidade é conseguir a vaga baseada no ranking da World Athletics. Nas provas individuais poderão se classificar até três atletas por país. Veja abaixo o índice necessário para garantir a vaga olímpica nas corridas rasas:

Índice para as Olimpíadas de Paris

Masculino Prova Feminino
10s00 100m 11s07
20s16 200m 22s57
45s00 400m 50s95

Veja os brasileiros classificados para as corridas rasas em Paris 2024:

  • Alison dos Santos (400m rasos)
  • Erik Cardoso (100m rasos)
  • Felipe Bardi (100m rasos)
  • Lucas Carvalho (400m rasos)
  • Matheus Lima (400m rasos)
Regras das corridas rasas: tudo o que você precisa saber
Alison dos Santos – Icon Sport