A marcha atlética é uma corrida que, a primeira vista, pode surpreender as pessoas. A forma como os corredores correm é uma das maiores peculiaridades da prova: os atletas não podem retirar os dois pés do chão simultaneamente. Mas essa é apenas uma das regras da marcha atlética.

Isso faz com que a velocidade alcançada não seja muito alta, certo? Não exatamente. Os atletas chegam a atingir 16 km/h. Além disso, os corredores fazem movimentos bem diferentes de uma corrida normal. Eles costumam fazer um “rebolado”, como diz Caio Bonfim.

“A marcha atlética serve para mostrar que a gente, andando, com esse rebolado, ganha de você correndo” – Caio Bonfim.

Atualmente, é uma corrida de 2 0km e 50 km. Para comparação, uma maratona de corrida comum, a distância é de 42,195 km. Presente nas Olimpíadas desde Londres 1908, e oficialmente em Estocolmo 1912, nunca mais saiu do programa olímpico. Por isso, vejamos as regras da marcha atlética.

Objetivo básico da marcha atlética

Regras da Marcha Atlética: tudo o que você precisa saber
Atletas da marcha atlética nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (Icon Sport)

O principal objetivo da marcha atlética é percorrer uma determinada distância no menor tempo possível, respeitando rigorosamente as regras específicas que caracterizam a modalidade. Veja abaixo todas as distâncias percorridas pelos atletas.

  • 20 km – masculino e feminino: essa é uma das distâncias mais tradicionais da modalidade, sendo disputada tanto por homens quanto por mulheres.
  • 50 km – masculino: disputada somente pelos homens, a prova chama a atenção pela distância percorrida.
  • Revezamento misto, masculino e feminino: uma das novidades da marcha atlética para as Olimpíadas de Paris, o revezamento misto é uma variação da modalidade, na qual equipes competem em uma corrida, seguindo as regras específicas. Neste caso, são quatro fases:
    • 1ª perna: 10 km masculino;
    • 2ª perna: 10 km feminino;
    • 3ª perna: 10 km masculino;
    • 4ª perna: 10 km feminino.

Regras da marcha atlética

As regras da marcha atlética são definidas pela World Athletics (anteriormente conhecida como IAAF) e incluem:

  • Contato contínuo com o solo: o atleta deve manter contato com o solo o tempo todo, de modo que nunca haja um momento em que ambos os pés estejam no ar simultaneamente. Isso é para garantir que o movimento é uma marcha e não uma corrida.
  • Perna estendida: desde o momento em que o pé da perna que avança toca o solo até que a perna esteja na posição vertical, ela deve estar reta, sem dobrar o joelho. Essa regra é para evitar que os atletas usem uma técnica de corrida.
  • Monitoramento: durante a prova, os juízes monitoram os atletas para assegurar que as regras sejam seguidas. Eles podem emitir advertências (indicadas por cartões amarelos) caso um atleta esteja prestes a violar as regras.
  • Advertência: três advertências de juízes diferentes resultam em uma desclassificação, sinalizada com um cartão vermelho.
  • Zona de penalidade: algumas competições usam uma zona de penalidade onde os atletas cumprem um tempo de penalização antes de continuar a prova, em vez de serem desclassificados diretamente após a terceira advertência. Essa regra foi aplicada à brasileira Viviane Lyra em Paris 2024.

Trajetos da marcha atlética

Os trajetos da marcha atlética são projetados para serem planos, garantindo a segurança e visibilidade, tanto para os atletas quanto para os juízes. Geralmente, os percursos são circuitos de ida e volta com distâncias entre 1 km e 2 km, nos quais os competidores realizam algumas voltas.

Estratégia da marcha atlética

A marcha atlética requer uma combinação de resistência física, técnica e ritmo. Os competidores treinam diariamente para manter a forma correta de marcha enquanto sustentam uma alta velocidade. O equilíbrio entre velocidade e técnica é fundamental, pois infrações resultam em penalidades que podem prejudicar sua competição.

Marcha atlética em Paris 2024

O revezamento misto da maratona de marcha atlética é uma das novas provas do atletismo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A competição consiste em equipes compostas por um homem e uma mulher que devem percorrer a distância da maratona (42,195 km) em provas de 12,195 km (homem), 10 km (mulher), 10 km (homem) e 10 km (mulher).

Confira em vídeo as regras da marcha atlética

Agora que você sabe tudo sobre as regras da marcha atlética, aproveite para conhecer um pouco mais sobre outros esportes olímpicos.