Entenda o papel que a prática de esportes possui neste período de isolamento para o bem-estar e para a manutenção da saúde física e mental da população

Dentro do contexto de pandemia, o esporte representa não só uma maneira de manter hábitos saudáveis e uma boa aparência e saúde física, mas também uma válvula de escape para a manutenção da saúde mental. 

Logo, nota-se o que o papel que o profissional em Educação Física possui nos dias de hoje e também o papel que a prática de esportes possui neste período de isolamento é essencial para o bem-estar e para a manutenção da saúde física e mental da população.

Levando este fato em consideração, hoje iremos ver alguns pontos sobre a graduação de Educação Física na pandemia como a revisão de normas ABNT e preço de aulas particulares e até temas de TCC relevantes para um graduando em Educação Física.

Graduação em Educação Física e o contexto pandêmico

Atualmente o curso de Educação Física representa um dos mais populares e concorridos de todo o Brasil. Durante o SISU de 2020, o curso estava entre os três mais concorridos de todo o país.

Nos últimos anos, inclusive, o curso sempre esteve entre os mais procurados em diversas universidades federais, estaduais e particulares. No entanto, com o contexto de pandemia, uma área com tamanha aplicação prática sofre diversas mudanças e adaptações.

Qual seria um bom tema de projeto em Educação Física neste período? Como encontrar ajuda para um TCC em educação física durante a pandemia?

Temas de TCC para educação física e dicas para a escolha do tema

  • Recuperação pós-cirúrgica
  • Desenvolvimento de funções motoras na infância
  • Efeitos dos exercícios físicos na vida de idosos
  • Musculação
  • A importância da Educação Física Escolar na formação do indivíduo

Todos estes temas foram retirados de uma lista contendo mais de 50 temas para TCC em educação física no website regrasparatcc.com.br

Portanto, se acaso ainda existam dúvidas quanto à escolha de seu tema ou alguma dificuldade para iniciar seu projeto, uma rápida consulta na página pode lhe mostrar diversos temas e sua aplicabilidade. 

O ponto de mais importância na escolha deste tema é se você possui interesse e afinidade por ele. Além disso, é importante saber se o tema escolhido possui boas referências na literatura e também se é possível realizá-lo no contexto atual, devido às medidas de restrição ao coronavírus.

Além disso, é importantíssimo se atentar às regras da ABNT exigidas para elaboração de um projeto científico. Uma boa tese de conclusão de curso pode ser o primeiro passo em direção à uma carreira próspera no mercado.

Mercado de trabalho e atuação em tempos de pandemia

O educador físico é preparado durante a graduação para atuar como licenciado, dando aulas em nível escolar básico. Ou como bacharel, onde o enfoque de sua graduação é mais voltado para outros ramos do mercado que não a educação. 

Um bacharel em educação física pode se tornar Personal Trainer, Técnico de alguma modalidade esportiva, instrutor particular e até de sessões em grupo. No entanto, durante a pandemia, como fica o mercado de trabalho para o educador físico?

Segundo reportagens do G1, a demanda de educadores físicos cresceu durante a pandemia e também, os educadores físicos precisaram se adaptar e se reinventar neste período devido ao fechamento de academias.

Uma das adaptações tomadas pela classe dos Educadores Físicos durante esse período é a de adotar o ensino e a instrução para treinos à distância. Como o profissional bacharel monta treinos de diversas modalidades, durante a pandemia é possível que essa rotina seja passada de forma digital para a realização dos exercícios em casa.

De acordo com o G1, os educadores físicos continuam cumprindo seu papel de incentivo da população à prática de esportes através de lives, videoconferências, treinos e aulas remotas.

Além disso, segundo a base Superprof, voltada para a oferta de professores de diversas áreas, a aula particular com um professor de Educação Física gira em torno de 50 reais por hora.

Portanto, se há um receio em ingressar na área durante o momento de pandemia. Não há razões para se preocupar, pois toda a classe está se adaptando frente a esta realidade e a atuação do profissional em Educação Física é mais necessária do que nunca.

Conclusão

O profissional em Educação Física possui um papel fundamental durante o período de pandemia perante a população, pois mais do que nunca o esporte e atividade física estão intrinsecamente ligados à saúde e bem estar mental.

Logo, o momento para realizar um curso de educação física e ingressar no mercado é perfeito! 

Salvar