Noah Lyles causou uma das maiores polêmicas do Basquete antes do início da Copa do Mundo, tudo isso sem nem ser um atleta da modalidade.
Toda a confusão começou quando Noah venceu uma prova do mundial de atletismo e declarou que ganhar o título da NBA não torna os jogadores campeões mundiais.
Ver essa foto no Instagram
Noah Lyles tinha razão?
Depois da derrota no mínimo vergonhosa dos Estados Unidos na Copa do Mundo de Basquete, a internet começou a questionar se Noah Lyles realmente tinha razão.
Desde 1984, equipes da NBA disputam partidas contra equipes de fora dos Estados Unidos. O recorde da liga é de 161 vitórias para 17 derrotas em 178 partidas.
No entanto, muitos desses jogos foram contra equipes que não são nem potências em seus países, ou se encontram em um lugar onde a cena do basquete não é tão grande.
Dessa forma, em um comparativo com dois gigantes do basquete, Real Madrid e Barcelona, as coisas parecem mais equilibradas.
NBA x Real Madrid
Em um confronto direto entre o gigante espanhol Real Madrid e equipes da NBA, os merengues perdem de 4 x 2.
Porém, olhando para o retrospecto recente, o Real Madrid não só deu trabalho para o Oklahoma City Thunder, como venceu a equipe que era finalista de conferência da NBA.
O detalhe fica para o confronto entre um jovem Luka Doncic e o já consolidado Russel Westbrook.
NBA x Barcelona
No histórico contra o Barça, os times da NBA vencem por 4 x 3. Mas também existem vitórias marcantes da equipe da Catalunha.
O Barça campeão da Euroliga de 2010, enfrentou o Los Angeles Lakers vencedor da NBA da mesma temporada e também venceu.
Dessa forma, temos exemplos provando que Noah Lyles realmente tem razão em seus argumentos, já que equipes europeias conseguem vencer as americanas.
Partindo do mesmo princípio, seria o mesmo dos clubes da Premier League se considerarem campeões europeus, simplesmente por sua liga ser a mais forte do continente.
No fim, é correto dizer que Noah Lyles realmente tinha razão, e os jogadores com títulos da NBA não são campeões mundiais, até que exista um torneio que reúna equipes de todo o globo em busca desse troféu.
Siga no mundo do Basquete e confira mais conteúdos sobre a modalidade.
- Botafogo acerta com americano que rivalizou com Giannis Antetokounmpo e Rudy Gobert
- Hortência Macari opina sobre cenário do Basquete e chances em Paris 2024
- Oscar Schmidt faz pedido inusitado para LeBron James
- Lula quebra protocolo e comenta título mundial do SESI Franca
Jornalista e aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são: futebol, surf e basquete, principalmente a NBA.