Se os Jogos Olímpicos da Era Moderna começaram em 1896, a primeira participação oficial do Brasil só aconteceu em 1920. Desde então, sempre há brasileiros em busca de medalhas no maior torneio esportivo do mundo.

No entanto, Adolphe Klingelhoefer já havia disputado uma Olimpíada. Mas os seus dados olímpicos não são reconhecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), já que disputou sob outra bandeira.

Venha entender o que aconteceu e por qual país Adolphe disputou!

História de Adolphe Klingelhoefer

Adolphe Klingelhoefer - Reprodução

Nascido e criado em Paris, Adolphe Klingelhoefer era filho de um diplomata brasileiro, que era vice-cônsul na embaixada brasileira na França. Adolphe nasceu em maio de 1880, tendo quase 26 anos quando aconteceu a primeira Olimpíada moderna.

Ele competiu em algumas provas do atletismo, todas de corridas rasas ou com barreiras. Mas não teve sucesso em subir no pódio em nenhuma dessas competições.

O atleta chegou a ganhar alguns títulos nacionais, entre 1899 e 1903. Ao todo, foram seis, quatro nos 110 metros com barreiras e dois nos 400 metros com barreiras. Klingelhoefer chegou até mesmo a estabelecer recordes nacionais na época.

Com 34 anos, foi convocado pela França para a 1ª Guerra Mundial, em 1914. Sua liberação só aconteceu em 1919. Em 1923, recebeu a Legião da Honra, a maior honraria civil e militar do país.

Adolphe também foi funcionário da Câmera de Comércio Brasil. Sua morte foi em 16 de dezembro de 1956, com 76 anos, em Courbevoie, na França.

Adolphe Klingelhoefer nas Olimpíadas

Paris 1900 set the annals of modern Olympic history | Sunday Observer

Sua participação foi em Paris 1900, disputando três provas nesse torneio: 60 metros rasos, 200 metros rasos e 110 metros com barreiras. Em nenhuma dessas provas Klingelhoefer chegou na final.

No primeiro evento, o atleta precisava ficar entre os dois melhores de seu grupo para avançar à final. Seu tempo é incerto, mas Adolphe terminou em 4º ou 5º lugar.

Nos 200 metros rasos, ficou em 3º lugar, também não alcançando a posição necessária. Já nos 110 metros com barreiras, Klingelhoefer se machucou e não conseguiu terminar a prova.

Brasileiro ou francês?

Nos dados olímpicos, Adolphe Klingelhoefer foi um atleta francês. Nas Olimpíadas de Paris, disputou sob a bandeira da França, com os seus dados sendo ligados ao país.

Mas, em 2009, um historiador olímpico divulgou documentos que conectam Adolphe ao Brasil. Por ser filho de um diplomata brasileiro, ele também teria a nacionalidade brasileira.

Assim, o entendimento do Comitê Olímpico Internacional é que se tratava de um brasileiro. Com isso, é atualmente reconhecido como primeiro brasileiro a disputa uma Olimpíada na história.

Mas, tanto para o COI e quanto para o COB, Adolphe Klingelhoefer disputou sob a bandeira francesa, mantendo seus dados ligados ao país europeu.

Agora que já sabe mais sobre Adolphe Klingelhoefer, conheça mais sobre as Olimpíadas: