Milena Titoneli é uma das grandes promessas do esporte brasileiro, transformando a expressão “lute como uma garota” em sinônimo de determinação e sucesso.
Com uma carreira ainda em ascensão, a atleta já alcançou feitos impressionantes no taekwondo, posicionando-se como uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil.
Nos últimos anos, Milena tem se firmado como uma força dominante no cenário esportivo, acumulando títulos e conquistando respeito tanto no Brasil quanto no exterior.
Para aqueles que desejam saber mais sobre sua trajetória, suas conquistas e curiosidades sobre sua vida, fica claro que o impacto que ela já causou no esporte brasileiro é enorme, e seu futuro promete ainda mais.
Quem é Milena Titoneli?
Milena Titoneli é uma lutadora profissional de taekwondo natural de São Paulo. Nascida no dia 6 de agosto de 1998, faz parte da Seleção Brasileira desde 2016.
Milena, que compete na categoria até 67 kg, é considerada uma revelação no taekwondo, mas já é uma atleta marcada na história do esporte. Foi, por exemplo, a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos.
Antes, já tinha sido a primeira classificada para os Jogos Olímpicos da Juventude.
Biografia de Milena Titoneli
A biografia de Milena Titoneli começa até que tarde no esporte, aos 13 anos. Mas evoluiu rapidamente. Tanto que já era faixa preta aos 16 anos, em 2014.
No mesmo ano, entrou para a Seleção Brasileira Juvenil, levou o bronze no qualificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude e fez história ao se tornar a primeira brasileira a competir na modalidade do torneio.
O desempenho a encaminhou para a Seleção Brasileira principal. Milena Titoneli, então, se juntou à equipe assim que completou 18 anos, em 2016.
Ainda assim, a “internacionalização” da atleta só foi começar em 2018, quando começou a participar do circuito de abertos e grand-prix.
Apesar de “tardio”, o período foi essencial para a sensacional temporada de 2019. Nela, Milena Titoneli foi medalhista de bronze no Mundial e de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambos inéditos na história da modalidade brasileira.
História de Milena Titoneli no Pan-Americano de 2019
O grande momento da carreira de Milena Titoneli até aqui se deu no Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019.
Na altura com 20 anos, Milena já tinha um certa experiência internacional, ainda que sua maior conquista até ali tinha sido no Rio de Janeiro, a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares de 2018.
A brasileira começou a competição enfrentando e vencendo a colombiana Katherine Dumar nas quartas de final. O combate, acirrado, terminou em 9 a 8 e encaminhou a atleta para as semifinais.
Nas semis, Milena Titoneli teve um desempenho excelente e soltou a perna. Bateu a cubana Arlettys Herrera pela larga vantagem de 10 a 5.
Em 2020, já consagrada no esporte, cumpriu as expectativas e se classificou para a Olimpíada de Tóquio com direito a medalha de ouro no pré-Olímpico.
Milena Titoneli nas Olimpíadas
Apesar de não ter conseguido galgar um lugar no pódio na disputa do seu primeiro Jogo Olímpico, Titoneli ainda sonhava com tal feito.
Assim, três anos depois, em Paris 2024, a atleta brasileira chega para as Olimpíadas com uma expectativa altíssima para buscar, quem sabe, a medalha de ouro com apenas 26 anos.
Na sua estreia em Paris, a brasileira venceu Hymer, da Nova Zelândia, e se classificou para as quartas-de-final da competição.
Curiosidades sobre Milena Titoneli
- Milena Titoneli é obcecada pelo animal Leão. Ele não só representa o seu signo como ela tem uma tatuagem em sua homenagem, localizada nas costas.
- Além do felino, a lutadora é chegada em caninos. Tanto que tem dois cachorrinhos em casa. Um deles, inclusive, foi eternizado em uma tatuagem em seu antebraço esquerdo.
- Outra das paixões de Milena é a música, que põe para ouvir em qualquer momento do dia.
- Mais uma paixão de Milena: comida. Ela diz ser a sua palavra favorita.
- Milena Titoneli tem os pés virados para dentro. Eles tanto ajudam a lutadora a encontrar ângulos diferenciados em seus chutes como a complicam na hora de andar na rua.
- Milena é patrocinada pela Ajinomoto, marca de produtos alimentícios. Recebe também o Bolsa-Atleta.
- Milena Titoneli é uma atleta militar. É sargento da Marinha.
Títulos e medalhas de Milena Titoneli
- Jogos Sul-Americanos (Ouro): 2022
- Campeonato Pan-Americanos (Ouro): 2021
- Campeonato Pan-Americanos (Bronze): 2018, 2024
- Jogos Pan-Americanos (Ouro): 2019
- Jogos Mundiais Militares (Ouro): 2018
- Campeonato Mundial (Bronze): 2019 e 2022
- Rio Open (Ouro): 2015
- Aberto da Argentina (Ouro): 2018
- Aberto da Costa Rica (Ouro): 2018
- US Open (Ouro): 2019
- US Open (Bronze): 2024
- Aberto da China (Ouro): 2019
- Aberto de Helsingborg (Ouro): 2020
- Pré-Olímpico (Ouro): 2020
- Aberto Pan-Americano (Prata): 2016
- WT Presidents Cup (Prata): 2019, 2020
- WT Presidents Cup (Bronze): 2024
- Spanish Open (Prata): 2019
Agora que você conhece a história de Milena Titoneli, que tal se aprofundar no taekwondo e outras artes marciais? Confira:
- Golpes de Taekwondo: nomes e como são feitos chutes e socos
- Regras do Taekwondo: como funcionam as lutas da arte marcial
- Tudo sobre Taekwondo: história, regras, golpes e equipamentos
- Confira as principais chances de medalha do Brasil em Tóquio
- Tudo sobre Muay Thai: história, técnicas, golpes e benefícios
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.