Conheça tudo sobre Milena Titoneli: biografia, como começou no taekwondo, títulos, medalhas e curiosidades da atleta brasileira

Milena Titoneli é mais uma das atletas brasileiras que atualiza a definição da expressão “lute como uma garota”.

Jovem mas já com feitos inéditos no esporte, Milena vive no limiar entre promessa e realidade. Nos últimos anos, tornou-se uma força no taekwondo e se consolidou como uma chance de medalha nas Olimpíadas.

Para conhecer mais sobre Milena Titoneli, siga com a gente no texto abaixo. Biografia, títulos, medalhas, curiosidades, enfim, mostramos tudo o que você precisa saber sobre a atleta brasileira.

Quem é Milena Titoneli?

Milena Titoneli é uma das principais lutadoras de taekwondo do Brasil
(Washington Alves/COB)

Milena Titoneli é uma lutadora profissional de taekwondo natural de São Paulo. Nascida no dia 6 de agosto de 1998, faz parte da Seleção Brasileira desde 2016 e desde 2014 treina com a Two Brothers Team, equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juvetude (SELJ) da cidade de São Caetano.

Milena, que compete na categoria 67kg, é considerada uma revelação no taekwondo mas já é uma atleta marcada na história do esporte. Foi, por exemplo, a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro da modalidade nos Jogos Pan-Americanos.

Antes, já tinha sido a primeira classificada para os Jogos Olímpicos da Juventude. A lutadora busca agora ser a primeira medalhista de ouro nas Olimpíadas.

Biografia de Milena Titoneli

Milena Titoneli começou no taekwondo aos 13 anos
(Alexandre Loureiro/COB)

A biografia de Milena Titoneli é quase toda voltada ao taekwondo. Para se ter noção, o esporte entrou nas Olimpíadas em 2000, apenas dois anos após o nascimento da futura atleta.

Ainda assim, Milena começou até que tarde no esporte, aos 13 anos. Mas evoluiu rapidamente. Tanto que já era faixa preta aos 16 anos, em 2014.

No mesmo ano, entrou para a Seleção Brasileira Juvenil, levou o bronze no qualificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude e fez história ao se tornar a primeira brasileira a competir na modalidade do torneio.

O desempenho a encaminhou para a Seleção Brasileira principal. Milena Titoneli, então, se juntou à equipe assim que completou 18 anos, em 2016. Ainda assim, a “internacionalização” da atleta só foi começar em 2018, quando começou a participar do circuito de abertos e grand-prix.

Apesar de “tardio”, o período foi essencial para a sensacional temporada de 2019. Nela, Milena Titoneli foi medalhista de bronze no Mundial e de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambos inéditos na história da modalidade brasileira.

Em 2020, já consagrada no esporte, cumpriu as expectativas e se classificou para a Olimpíada de Tóquio com direito a medalha de ouro no pré-Olímpico.

Vá além das Artes Marciais! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Como Milena Titoneli começou no Taekwondo?

Milena Titoneli começou no Taekowndo aos 13 anos, graças à…comida. Apaixonada por uma boa boquinha, a pré-adolescente Milena comia muito e foi incentivada pela mãe a praticar esportes, para “equilibrar a balança”.

Sem jeito para os esportes populares entre os amigos, como vôlei e basquete, a jovem assistiu e se interessou pelo taekwondo. Quando começou os primeiros treinos, se apaixonou.

Não tardou e Milena entrou para o Centro de Excelência de São Caetano, uma parceria entre a equipe Two Brothers e a SELJ da cidade, um dos locais de ponta do esporte brasileiro.

Para dimensionar a inovação do Centro, foi desenvolvido durante o primeiro momento da pandemia do novo coronavírus um sistema de treinamento virtual, se utilizando de óculos de realidade virtual e informações sobre o estilo de luta dos possíveis adversários.

Segundo Milena Titoneli, o local e o conhecimento dos treinadores foram essenciais para o seu rápido desenvolvimento. Sua aptidão, talento e obstinação fizeram o resto.

História de Milena Titoneli no Pan-Americano de 2019

O grande momento da carreira de Milena Titoneli até aqui se deu no Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019.

Na altura com 20 anos, Milena já tinha um certa experiência internacional, ainda que sua maior conquista até ali tinha sido no Rio de Janeiro, a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares de 2018.

A brasileira começou a competição enfrentando e vencendo a colombiana Katherine Dumar nas quartas de final. O combate, acirrado, terminou em 9 a 8 e encaminhou a atleta para as semifinais.

Nas semis, Milena Titoneli teve um desempenho excelente e soltou a perna. Bateu a cubana Arlettys Herrera pela larga vantagem de 10 a 5.

Então, na final, enfrentou provavelmente sua maior rival, a estadunidense Paige McPherson. A veterana tinha vencido Milena no Campeonato Pan-americano e no Grand-Slam, ambos em 2018.

Mas 2019 foi a vez de brasileira. Mesmo saindo em desvantagem, Milena Titoneli se recuperou e virou o combate no finalzinho, vencendo por 9 a 8 e se consagrando como a primeira mulher do país a conquistar a medalha de ouro no taekwondo pan-americano.

Títulos e medalhas de Milena Titoneli

  • Jogos Pan-Americanos (Ouro): 2019
  • Jogos Mundiais Militares (Ouro): 2018
  • Campeonato Mundial (Bronze): 2019
  • Rio Open (Ouro): 2015
  • Aberto da Argentina (Ouro): 2018
  • Aberto da Costa Rica (Ouro): 2018
  • US Open (Ouro): 2019
  • Aberto da China (Ouro): 2019
  • Aberto de Helsingborg (Ouro): 2020
  • Pré-Olímpico (Ouro): 2020
  • Aberto Pan-Americano (Prata): 2016
  • WT Presidents Cup (Prata): 2019, 2020
  • Spanish Open (Prata): 2019

Curiosidades sobre Milena Titoneli

  • Milena Titoneli é obcecada pelo animal Leão. Ele não só representa o seu signo como ela tem uma tatuagem em sua homenagem, localizada nas costas.
  • Além do felino, a lutadora é chegada em caninos. Tanto que tem dois cachorrinhos em casa. Um deles, inclusive, foi eternizado em uma tatuagem em seu antebraço esquerdo.
  • Outra das paixões de Milena é a música, que põe para ouvir em qualquer momento do dia.
  • Mais uma paixão de Milena: comida. Ela diz ser a sua palavra favorita.
  • Milena Titoneli tem os pés virados para dentro. Eles tanto ajudam a lutadora a encontrar ângulos diferenciados em seus chutes como a complicam na hora de andar na rua.
  • Milena é patrocinada pela Ajinomoto, marca de produtos alimentícios. Recebe também o Bolsa-Atleta.
  • Milena Titoneli é uma atleta militar. É sargento da Marinha.

Agora que você conhece a história de Milena Titoneli, que tal se aprofundar no taekwondo e outras artes marciais? Confira:

*Última atualização em 17 de maio de 2021

Salvar