Desde que começou sua carreira no judô profissional aos 14 anos, Mayra Aguiar mostrou um potencial extraordinário para se tornar uma das maiores atletas do esporte brasileiro.

Com uma coleção de medalhas olímpicas e títulos mundiais, ela comprovou que essa previsão estava correta.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a história de Mayra Aguiar, está no lugar certo! Acompanhe conosco e reviva a trajetória da judoca gaúcha desde seus primeiros passos no tatame!

Quem é Mayra Aguiar?

Mayra Aguiar é uma judoca brasileira de destaque no cenário internacional. Nascida em 3 de agosto de 1991, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, ela iniciou sua trajetória no judô ainda criança e aos 14 anos já competia profissionalmente. A atleta foi a primeira mulher brasileira a conquistar duas medalhas olímpicas em esporte individual.

Mayra é conhecida por suas conquistas significativas no esporte, incluindo várias medalhas em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. Ela ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016, e Tóquio 2020, tornando-se uma das poucas judocas a conquistar medalhas em três edições consecutivas dos Jogos Olímpicos.

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar (Reprodução/Instagram)

Além de seu sucesso olímpico, Mayra também é múltipla campeã mundial, tendo conquistado títulos em 2014 e 2017. Sua carreira é marcada por uma série de vitórias em competições internacionais, consolidando sua posição como uma das principais judocas do Brasil e do mundo.

Mayra Aguiar é admirada por sua determinação, habilidade técnica e resiliência, servindo de inspiração para muitos jovens atletas.

Quando e como Mayra Aguiar começou no judô?

Mayra Aguiar foi medalhista de prata no Pan do Rio de 2007, após perder a final para Ronda Rousey.

Mayra começou a lutar judô aos 6 anos e, logo em sua primeira competição, foi vice-campeã. Apesar de conquistar a medalha de prata, a judoca relata que chorou muito e seus pais pensaram que ela desistiria do esporte.

Porém, essa não foi sua reação. Em entrevista para a websérie “Ninguém nasce campeão”, da Rede Nacional do Esporte, Mayra contou que ficou determinada a conquistar o ouro:

Perdi a final e chorei muito. Quando parei de chorar, perguntei aos meus pais quando seria a próxima competição. Disse que, na próxima, eu conquistaria o ouro. Sempre gostei de competir e treinar, e isso me manteve no esporte.

A gaúcha continuou se dedicando com afinco ao judô e se profissionalizou aos 14 anos. Apesar de ainda ser adolescente, ela conquistou uma vaga para defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

Eu percebi que me tornaria atleta profissional quando disputei o Pan-Americano do Rio de Janeiro. Vi aquela torcida toda gritando meu nome, a adrenalina, competindo com atletas muito fortes e dentro do meu país… Foi quando decidi que queria fazer isso para o resto da vida, porque era muito legal.

Logo em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos, Mayra ficou com a medalha de prata. Na final, ela foi derrotada pela norte-americana Ronda Rousey, que mais tarde se tornaria uma das maiores atletas da história do UFC.

Um ano depois, no Campeonato Pan-Americano de Judô, Mayra Aguiar conquistou sua primeira medalha de ouro como atleta profissional. Relembre, a seguir, os principais títulos da judoca gaúcha!

Quais as principais conquistas de Mayra Aguiar?

Entre as principais conquistas ao longo de sua carreira, Mayra Aguiar se destacou ao se tornar tricampeã mundial de judô. Ela conquistou as medalhas de ouro nas edições de Chelyabinsk, em 2014, Budapeste, em 2017, e Tashkent, em 2022.

Em Olimpíadas, Mayra Aguiar possui três medalhas de bronze. Ela subiu ao pódio nos Jogos de Londres, em 2012, no Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021.

Anteriormente, a judoca brasileira havia representado o país na Olimpíada de Pequim, em 2008, quando tinha apenas 17 anos. Naquela ocasião, foi eliminada na primeira luta.

Nos Mundiais, além de seus três ouros, Mayra tem duas medalhas de prata e três de bronze. Ela também foi campeã do Campeonato Mundial Júnior, disputado em Agadir, em 2010.

Mayra Aguiar
Brasileira conquista seu terceiro ouro em Campeonatos Mundiais. (Reprodução/Instagram)

Nos Jogos Pan-Americanos, a gaúcha conquistou quatro medalhas. Nas edições do Rio de Janeiro, em 2007, e de Toronto, em 2015, ficou com a prata. Em Guadalajara, em 2011, foi medalhista de bronze. Já na edição de Lima, em 2019, levou seu primeiro ouro.

Tudo acontece na hora certa. Era um objetivo meu. Sou muito feliz com todas as minhas conquistas. Saio do Pan satisfeita de ter lutado bem e ter dado meu melhor. O brinde foi ter vindo o ouro.

No Campeonato Pan-Americano de Judô, Mayra Aguiar é octacampeã. Além disso, ela possui seis medalhas de ouro em Grand Slams de Judô. Veja a seguir as principais conquistas de Mayra até o momento!

Principais medalhas e títulos de Mayra Aguiar

Campeonatos Mundiais de Judô:

  • Três medalhas de ouro: Chelyabinsk 2014, Budapeste 2017, Tashkent 2022
  • Duas medalhas de prata
  • Três medalhas de bronze

Jogos Olímpicos:

  • Três medalhas de bronze: Londres 2012, Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2021

Campeonato Mundial Júnior:

  • Campeã em Agadir 2010

Jogos Pan-Americanos:

  • Uma medalha de ouro: Lima 2019
  • Duas medalhas de prata: Rio de Janeiro 2007, Toronto 2015
  • Uma medalha de bronze: Guadalajara 2011

Campeonato Pan-Americano de Judô:

  • Oito medalhas de ouro

Grand Slams de Judô:

  • Seis medalhas de ouro

Mayra Aguiar continua sendo uma das maiores atletas do judô brasileiro e mundial, acumulando uma impressionante coleção de títulos e medalhas ao longo de sua carreira.

Curiosidades sobre Mayra Aguiar

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar festeja a terceira medalha olímpica em Tóquio 2020. (Reprodução/Instagram)
  • Clube: Sogipa/RS
  • Técnica preferida: Kosoto-gari
  • Kumikata: Canhota
  • Peso: 78kg
  • Altura: 1,78m
  • Hobbies: Ir à praia e viajar
  • Ídolo no esporte: João Derly
  • Gosto musical favorito: MPB
  • Filme favorito: Coração de Cavaleiro
  • Comida favorita: Churrasco

Mayra Aguiar ainda segue em busca de sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas, para se juntar a Sarah Menezes e Rafaela Silva como as judocas brasileiras que chegaram ao lugar mais alto do pódio.

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a brasileira foi superada Alice Bellandi, atual líder do ranking mundial, ainda primeira rodada da categoria até 78kg. Ela volta a competir no sábado (3), dia do seu aniversário de 33 anos, na disputa por equipes mistas.

Enquanto aguardamos pelas próximas lutas de Mayra, aproveite para ampliar seu conhecimento sobre artes marciais: