Veja biografias de boxeadores lendários e ídolos brasileiros, relatos de grandes lutas e lições de vida nos melhores livros de boxe

O que você sabe sobre a história de grandes personagens do boxe, como Muhammad Ali, Mike Tyson, Popó e Maguila?

As biografias desses grandes pugilistas estão entre os melhores livros de boxe. Mas a relação não para por aí.

A nossa lista contém histórias do esporte e relatos emocionantes de tudo o que envolve a nobre arte, dentro e fora do ringue.

Então, não perca tempo e confira os melhores livros de boxe! Relacionamos tanto obras em português quanto em inglês 😉

Os melhores livros de Boxe

  • A Luta
  • Maguila
  • Greatest of All Time
  • Championship Fighting: Explosive Punching and Aggressive Defense
  • Iron Ambition: My Life with Cus D’Amato
  • A Fighter’s Heart
  • Yo Soy Durán
  • The Greatest: My Own Story
  • O Boxeador
  • Com as Próprias Mãos
  • Undisputed Truth

A Luta

  • Autor: Norman Mailer

Em 1974, no então Zaire (atual República Democrática do Congo), foi disputada uma das maiores lutas da história do boxe. Muhammad Ali, que perdera o título mundial dos pesos pesados por se recusar a lutar no Vietnã, desafiou o campeão George Foreman.

O livro A Luta traz um dos relatos mais notáveis já escritos sobre eventos esportivos, com um retrato magistral das tensões políticas dos anos 70. 

Norman Mailer, vencedor do prêmio Pulitzer em 1969 e 1980, consegue a proeza de nos fazer acompanhar a maior luta de boxe do século XX como se nenhum de nós conhecesse seu resultado.

Para comprar A Luta, basta usar este link!

Remessa Online

Maguila

  • Autor: Carlos Alencar

Maguila se notabilizou na década de 1990 como o principal boxeador do Brasil naquele período. Tratado muitas vezes como uma figura caricata, ele foi um dos grandes pugilistas da história do esporte brasileiro.

Neste livro biográfico, o próprio Maguila relembra as memória os fatos marcantes de sua vida. 

Passada a resistência do pugilista no contato com a imprensa — uma desconfiança, o boxeador fez um paciente e bem-humorado relato de sua carreira e vida pessoal.

Compre o livro Maguila usando este link!

Greatest of all time

  • Autor: Benedikt Taschen

Greatest of all time: A tribute to Muhammad Ali é uma belíssima homenagem à fascinante história do maior boxeador de todos os tempos, dentro e fora do ringue.

Ensaios originais, entrevistas e textos de cinco décadas exploram a coragem, convicções e extraordinária construção de imagens que fizeram de Ali um dos indivíduos mais reconhecíveis e inspiradores do planeta. 

Não apenas um atleta extraordinário, Muhammad Ali foi também um defensor apaixonado da justiça social e da paz.

Compre o livro Greatest of All Time usando este link!

Championship Fighting: Explosive Punching and Aggressive Defense

  • Autor: Jack Dempsey

Ex-campeão do mundo, Jack Dempsey é membro do Hall da Fama do Boxe.

Neste livro, temos a chance de acompanhar um dos maiores e mais populares boxeadores de todos os tempos revelando as técnicas por trás de seu sucesso inigualável no ringue. 

Direto e com ilustrações detalhadas, Championship Boxing instrui o leitor na teoria, no treinamento e na aplicação de socos poderosos, defesa agressiva, postura adequada, finta e footwork. 

Os métodos que Dempsey revela serão úteis tanto para amadores quanto profissionais.

Para comprar livro Championship Fighting, use este link!

Você ama outros esportes além das Artes Marciais? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Iron Ambition: My Life with Cus D’Amato

  • Autores: Mike Tyson e Larry Sloman

Escrito em parceria pelo ex-campeão dos pesos pesados Mike Tyson ​e pelo autor de best-sellers do New York Times Larry Sloman, Iron Ambition traz um olhar poderoso sobre as lições de vida e liderança de Cus D’Amato, o lendário treinador de boxe e o pai adotivo de Mike Tyson.

Quando Cus D’Amato viu Mike Tyson, de 13 anos, treinar no ringue, proclamou: “Esse é o campeão mundial de pesos pesados”. 

D’Amato, que já havia gerenciado as carreiras dos campeões mundiais Floyd Patterson e José Torres, treinou o jovem Tyson e o criou como filho. Lamentavelmente, ele morreu um ano antes de Tyson se tornar o mais jovem campeão dos pesos pesados ​​da história.

Em Iron Ambition, Mike Tyson relata as lições de vida que D’Amato passou para ele e reflete sobre como as palavras de sabedoria do treinador continuam ressoando com ele fora do ringue. 

O livro também narra a luta corajosa de Cus contra os mafiosos que controlavam o boxe, revelando mais do que jamais sabemos sobre essa figura cultural singular.

Compre o livro Iron Ambition usando este link!

A Fighter’s Heart: One Man’s Journey Through the World of Fighting

  • Autor: Sam Sheridan

Em 1999, após uma série de trabalhos ao redor do mundo, Sam Sheridan estava Austrália, com muito dinheiro e com a intenção de não trabalhar até que gastasse tudo. Sem distrações, ele poderia finalmente satisfazer uma obsessão há muito adormecida: lutar. 

Dentro de um ano, ele estava em Bangkok treinando com o maior lutador da história do Muay Thai e se preparando para uma luta profissional. Aquela luta não foi suficiente. Sheridan decidiu testar seus limites enfrentando boxeadores olímpicos, estrelas brasileiras de jiu-jitsu e campeões do Ultimate Fighting

Ao longo do caminho, Sheridan oferece uma combinação extraordinária de jornalismo gonzo e escrita esportiva. 

Compre o livro A Fighter’s Heart usando este link!

Yo Soy Duran: Mi Autobiografia

  • Autor: Roberto Duran

Nascido em extrema pobreza e quase incapaz de ler ou escrever, Durán logo percebeu que seus punhos poderiam protegê-lo nas ruas e ajudá-lo a colocar comida na mesa. Sua reputação foi estabelecida no dia em que, por uma aposta, ele derrubou um cavalo com um único golpe. 

Aos 21, ele ganhou seu primeiro título mundial contra Ken Buchanan no Madison Square Garden. Naquela época, a lenda de Stone Hands nasceu, mas seu momento mais glorioso ainda estava por vir.

Em 1980, Durán estrelou uma das grandes surpresas da história do boxe ao derrotar o imbatível Sugar Ray Leonard. Mas uma fama maior trouxe distrações maiores e sua caminhada de sucesso se desfez.

Yo Soy Durán é a autobiografia de uma das lendas mais emblemáticas do boxe.

Compre Yo Soy Duran usando este link!

The Greatest: My Own Story

  • Autores: Muhammad Ali e Richard Durham

A história e Muhammad Ali é conhecida por muitos, mas que tal saber as visões do próprio boxeador?

A lenda do esporte passou 6 anos ao lado de Richard Durham, um escritor com um talento impressionante, e o resultado é fascinante.

The Greatest não é apenas um relato de vitórias e derrotas nos ringues. Este livro, tal como Ali, que incita todas as reações, exceto a indiferença.

Compre The Greatest: My Own Story usando este link!

Vá além das Artes Marciais! Confira também outros conteúdos do Esportelândia:

O Boxeador

  • Autor: Reinhard Kleist

O Boxeador conta conta a história real do polonês Hertzko Haft e como ele sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e aos campos de concentração. 

Hertzo Haft foi um pugilista em combates entre os prisioneiros para a distração dos oficiais alemães. 

Ao fim da guerra, a fera judia, como Hertzo ficou conhecido, emigra para os Estados Unidos, onde se torna pugilista profissional, enfrenta adversários lendários e chega a lutar com Rocky Marciano.

Para comprar O Boxeador, basta usar este link!

Com as Próprias Mãos 

  • Autores: Acelino Popó Freitas e Wagner Sarmento

Acelino Popó Freitas enfrentou grandes lutas em sua vida, como a fome, a miséria, a desestrutura familiar, a tentação de seguir caminhos errados e o desafio próprio de conseguir dar condições melhores à sua família.

Popó conseguiu não só alcançar superar esses obstáculos, como também emocionou sua família e amigos, cravou seu nome na história do boxe mundial e virou um dos maiores ídolos brasileiros do esporte.

Essa história emocionante é contada em detalhes pelo jornalista Wagner Sarmento em Com as próprias mãos, biografia de Acelino “Popó” Freitas, quatro vezes campeão mundial de boxe.

Compre o livro Com as Próprias Mãos usando este link!

Undisputed Truth

  • Autor: Mike Tyson

Criado na pobreza do Brooklyn, Mike Tyson cresceu e se tornou um dos lutadores mais ferozes de todos os tempos, além de ter sido o mais jovem campeão de pesos pesados de todos os tempos. 

No entanto, seu brilho no ringue era muitas vezes comprometido por um comportamento imprudente. O homem que certa vez admitiu ser viciado em “tudo” lutou para voltar, alcançando um sucesso triunfante como ator e uma nova felicidade e estabilidade como pai e marido.

Brutal, honesto e muitas vezes hilário, Undisputed Truth relata a trajetória de um dos personagens mais emblemáticos do boxe.

Para comprar a autobiografia de Mike Tyson, use este link!

Depois de conferir esta relação, ainda sentiu falta de algum livro nesta lista? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você já viu os melhores livros de boxe da história, veja também nossa lista para outros esportes:

Remessa Online

Comentários

Salvar