Em recente publicação oficial organizada pela GB Boxing, foi deixado claro que a Grã-Bretanha não participará do Mundial de Boxe Feminino porque a Rússia, país que vive momento complicado socialmente, foi permitida participar.
De forma sucinta, atletas masculinos e femininos da Rússia foram proibidos de entrar em qualquer modalidade esportiva mundial graças às escolhas governamentais utilizadas pelo atual presidente Vladimir Putin. Em resumo, tais escolhas acarretaram em um conflito desigual com a Ucrânia que perdura desde o começo de 2022.
Mesmo diante da proibição, que foi formalizada por diversos órgãos esportivos, incluindo a FIFA, a Associação Internacional de Boxe (IBA) deixou de lado o mandato e incluiu os atletas russos e bielorrussos no Mundial de Boxe para representarem seus países.
De acordo com um comunicado emitido pelo GB Boxing, foi esclarecido a sua opinião diante do fato apresentado. “As boxeadores do esquadrão GB Boxing não participarão do próximo Campeonato Mundial de Boxe Feminino da IBA em Nova Délhi, de 15 a 25 de março de 2023”, concluiu a organização.
Grã-Bretanha não competirá no Mundial de Boxe – Confira o motivo oficial
Ainda no comunicado, o GB Boxing esclareceu ainda mais os fatos. “A decisão reflete as preocupações atuais sobre o futuro do lugar do boxe no programa olímpico e o recente movimento da IBA para permitir que boxeadores da Rússia e da Bielorrússia competem sob suas bandeiras nacionais, o que contraria as resoluções aprovadas pelo COI em fevereiro e dezembro de 2022.” Comentou a federação.
Por fim, vale destacar que a federação GB Boxing ainda não deixou claro quanto à participação de atletas masculinos nas competições mundiais. Entretanto, confirmaram que tal assunto está sendo discutido internamente.
“O COI suspendeu o reconhecimento do IBA devido a questões de governança e, em dezembro passado, disse que a “mudança drástica de cultura” exigida no corpo diretivo para suspender a suspensão não havia sido implementada.” Encerrou o comunicado da companhia grã-bretana.
Veja também: Gnomo mostra seu físico atual visando competir no Arnold Classic South America 2023, em São Paulo, e se tornar atleta profissional de fisiculturismo na categoria 212.
Foto destaque: reprodução/Pexels, Foto de Ron Lach
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.